Política

Vem aí uma super-Lua como não se via há 68 anos

14 de novembro de 2016

superluaNesta segunda-feira (14) o céu vai estar preenchido por uma super-Lua como já não acontecia há 68 anos. A Lua estará então mais perto da Terra e, por isso, vai parecer-nos maior do que o costume.

O que é uma super-Lua? É um fenômeno que ocorre quando o nosso satélite natural está em fase de Lua Cheia e se encontra a pelo menos a 90% do seu ponto mais próximo da Terra.

O satélite estará a 356.509 quilômetros da Terra. Com esta aproximação parecerá 14% mais larga e 30% mais brilhante do que o habitual. Mas nem todas as super-Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho.

Supper-Lua “extrema”, como explica o OAL. Isto porque não há um grande desfasamento temporal entre a passagem no perigeu e a entrada em fase de Lua Cheia.

Em 14 de dezembro, ocorrerá outra super-Lua, a terceira a última deste ano – embora com o perigeu mais distante da Terra (a 358.461 quilômetros) do que a 14 de novembro.

A última vez que a órbita da Lua esteve tão perto do nosso planeta, como acontecerá já na segunda-feira, foi há 68 anos. Em 1948, a distância foi então de 356.461 quilômetros, tendo estado até um pouco mais próxima (cerca de 48 quilômetros) do que vai estar agora.