O primeiro estudo sobre o comportamento das redes sociais na corrida eleitoral para o Senado Federal, na Paraíba, oferece uma série de indicadores que mostram um cenário surpreendente, sobretudo para os chamados políticos tradicionais e que até aqui são apresentados ou apontados como favoritos na disputa de outubro próximo. No levantamento, apresentado pelo multimídia Alek Maracajá, especialista em Big Data, chama muito a atenção duas performances nas redes: a de Sérgio Queiroz, candidato pelo PRTB, e a Pollyanna Dutra, do PSB.
Procurador da Fazenda Nacional e pastor licenciado da igreja Cidade Viva, Sérgio Queiroz, considerado um outsider na disputa, é o postulante ao Senado com presença marcante no Instagram, considerada a mais popular entre o brasileiros, juntamente com o whatsapp, do mesmo grupo empresarial. Na disputa travada com nomes tradicionais da política, a exemplo de Efraim Filho (União Brasil), Bruno Roberto (PL) e Ricardo Coutinho (PT), Queiroz lidera em todos os quesitos, sobretudo o mais importante, a taxa de engajamento, contudo, de forma surpreendente, também salta os olhos o desempenho da deputada estadual Pollyanna Dutra, candidata ao Senado pelo PSB do governador João Azevêdo, do mesmo partido.
Pelo levantamento, Sérgio e Pollyanna são os postulantes ao Senado que mais conseguem mobilizar os internautas nas plataformas de redes sociais, figurando em terceiro o candidato do União Brasil, o deputado federal Efraim Filho. Bruno Roberto, do PL, entre os principais nomes na disputa, o com menor poder de envolvimento nas redes.
Em número de seguidores no Instagram, Sérgio Queiroz (64,1k) fica atrás apenas do ex-governador e candidato do PT ao Senado, Ricardo Coutinho (81,8k). Efraim Filho ficou em terceiro (55,6k) e, em último, Bruno Roberto com apenas 22,1 mil seguidores.
Sobre – O levantamento elaborado pela Ativa Web tem como referência temporal os últimos 30 dias, com base nos números obtidos pelas plataformas Instagram e Facebook, consideradas redes mais populares do país, com base em dados públicos.
Especialista em Big Data e tendo sido consultor da CPI das Fake News no Senado, Alek Maracajá, que é o CEO da Ativa Web, afirma que não há qualquer indicio do uso de robores pelos candidatos, conforme dados extraídos pela plataforma que realizou o levantamento. “Não há como apontar a existência de robôs por parte dos candidatos, porque não identificamos tam situação. Pelo contrário, os números aferidos mostram um crescimento orgânico de todos os postulantes”, realçou.
Confira os números do levantamento:
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