O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) voltou a carga contra o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Gervasio Maia Filho (PSB) por conta da não promulgação da PEC de sua autoria, que impedia a eleição antecipada da Mesa Diretora da Casa e também impedia à reeleição.
Barbosa desafiou Maia a apresentar fundamentação plausível para o feito e disparou: “eu renuncio o meu mandato ainda hoje se convocando toda a assessoria da Casa conseguir explicar essa esdrúxula, intempestiva, inusitada, única e sem precedente medida no legislativo brasileiro”, desabafou.
Ricardo Barbosa disse que consultou parlamentares de outros estados brasileiros e não encontrou nenhum precedente a decisão tomada pelo colega de partido.
“A decisão de vossa excelência não tem abrigo no artigo 114, no 117 e em nenhum artigo. O deputado leva em sua bagagem esse lamentável episódio de protagonizar pela primeira vez na história do parlamento uma decisão que sucumbe, derrota, aniquila a regra basilar maiúscula da soberania do plenário. Ainda se tivesse posto para o plenário deliberar, mesmo sem abrigo regimental, não fez. Talvez deveria se envergonhar de dizer aqui no plenário que essa decisão sairá no Diário do Poder Legislativo”, finalizou.