Proposta de presidente do PT relatada por Aécio Neves pode aumentar farra com dinheiro público no país

Uma ‘engenharia’ de antigos adversários avança na Câmara dos Deputados. Sem muito alarde, uma PEC apresentada por Gleisi Hoffmann pode turbinar a farra com dinheiro público. A proposta da presidente do PT, relatada por Aécio Neves, permite que emendas individuais impositivas — dinheiro do orçamento federal a que os parlamentares têm direito — possam ser transferidas para estados e municípios “a título de doação”, independentemente da celebração de convênio.

Ao site do partido, Gleisi defendeu a proposta. Disse que “ao garantirmos maior autonomia para que governos e municípios possam executar projetos conforme as suas necessidades, isso refletirá de forma muito positiva na qualidade de vida dos moradores”.

Ela afirmou também:

“Essa medida evitará que os entes federativos tenham que apresentar projetos, que implicam custos altíssimos e contratação de serviços especializados. Essa etapa obrigatória para liberação das emendas onera também a União, que, igualmente, despende de recursos para analisar os projetos e para celebrar convênios. Além disso, esse processo normalmente é lento, atrasando o repasse de recursos. Ou seja, muitas vezes, a burocratização serve à ineficiência da ação.”

 

 

Com O Antagonista

Compartilhe: