Notícia boa e outra ruim para Lula em nova pesquisa Quaest

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) trouxe um alento e uma péssima notícia para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O alento é que o governo reduziu a rejeição. São 51% os que desaprovam a terceira administração do petista. Em julho eram 53%.A aprovação, por sua vez, é de 46%, uma alta de três pontos percentuais se comparada ao último levantamento.

A má notícia é que 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada. Os que pensam que está na certa representam 36%. Os que não sabem ou não responderam somam 7%.

As opiniões não sofreram grandes alterações em relação à última pesquisa, realizada em julho deste ano. Na época, os que responderam que o país segue na direção errada somam 58%, em uma variação de um ponto percentual quando comparada a hoje.

Já os que disseram que o Brasil avança na direção correta totalizavam 34% na época, dois pontos percentuais a menos do que os atuais 36%.

Os que não sabem ou não responderam saíram de 8% para 7%.

Ao longo da série histórica, os números passaram a mudar este ano no mês de maio, quando a opinião de que o Brasil ia na direção errada era compartilhada por 61%, e passou a diminuir posteriormente. Na mesma época, a direção certa marcava 32%, e passou a subir nas próximas pesquisas de julho e agosto.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Compartilhe: