“O Brasil contratou uma crise fiscal. Ela pode acontecer em dois ou três anos.” Esse é o diagnóstico que o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, fez ao CNN Entrevistas deste final de semana.
“No mundo todo, na média, os governos dispõem de 50% do orçamento para definir prioridades. Nos Estados Unidos, esse número chega a 70%. Ninguém chega a 96%.”
Risco de paralisação da máquina pública
Diante desse cenário, Nóbrega projeta um shutdown – paralisação parcial da máquina pública – já em 2027, “no máximo”. Ainda assim, não acredita que a paralisação de fato ocorrerá. “O que eu acho que vai acontecer é o governo abandonar o arcabouço fiscal”, afirma.
Para evitar esse colapso, um dos caminhos seria a realização de cortes significativos nas despesas. Mas, segundo Maílson, por conta das regras da Constituição de 1988, essa hipótese é inviável.
“Eu diria, sem chance de errar: é impossível. O governo pode adiar, fazer um contingenciamento, cancelar uma verba, mas depois tem que voltar.