Política

Novas prisões? Internauta flagra carro da policia transportando colchões para 5º Batalhão

07 de maio de 2019

Um internauta e percuciente leitor do Tá na Área enviou uma foto que chama muito a atenção não só pelo conteúdo, mas, também, pela forma. Uma caminhonete do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) trefegava no final da tarde desta terça-feira (07) cheia de colchões em deslocamento para o 5º Batalhão de Policia Militar, no Valentina Figueiredo, um fato, no mínimo, curioso e que levanta dúvidas, porque o local é utilizado para custodiar presos provisórias, que tenham curso superior ou estejam abrangidos pela lei, através do Código de Processo Penal, a exemplo da ex-secretária Livânia Farias, posta em liberdade após mais de 40 dias detidas na 4ª Companhia de Policia, em Cabedelo, ainda na 3ª fase da Operação Calvário.

A lei estabelece que presos provisórios que estejam em rol na lei, a exemplo de quem tenham curso superior, fiquem recolhidos a  “prisões especiais” ou em quartéis. A sede do 5º Batalhão da PM fica no bairro do Valentina de Figueiredo, para onde a Justiça encaminhou o ex-assessor da Secretaria de Administração do Governo do Estado, Leandro Nunes de Azevedo,  e o empresário Roberto Kremser Calmon, presos nas fases iniciais da operação.

A Operação Calvário realizou quatro fases, sendo a primeira dia 14 de dezembro; a segunda, no dia 1º de fevereiro, a 3ª fase, entre os dias 14 e 16 com a prisão da ex-secretária Livânia Farias, e a mais recente, a 4ª fase, no dia 30 de abril com a mandados de busca e apreensão na casa do ex-procurador Gilberto Carneiro e pessoas a ele ligadas, inclusive com a ex-assessora Maria Laura Carneiro.