As redes sociais passaram a ocupar um papel muito importante na política, assim como em todos os outros ramos da vida e estão cada vez mais influenciando campanhas eleitorais e o comportamento de candidatos e partidos ano após ano. Segundo país que mais fica conectado nas redes sociais, com uma média de 3 horas e 25 minutos por dia de interação nas mídias, as redes sociais não apenas devem influenciar o comportamento de eleitores, como podem ser decisivas nas escolhas e decisões dos partidos políticos no momento da indicação dos postulantes aos cargos eletivos, uma prova disso é o primeiro levantamento realizado pela Ativa Web, que aponta alguns caminhos a serem analisados e debatidos acerca do cenário eleitoral paraibano, notadamente em relação ao Senado Federal.
No levantamento, realizado pela empresa paraibana especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, do publicitário e empresário Alek Maracajá, é possível aferir que o procurador da Fazenda Nacional e atual secretário especial de Modernização do Estado, cargo vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República, Sérgio Queiroz (sem partido), e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) são, entre os nomes pesquisados, os que detém melhor performance no ambiente digital. Com o time em ‘campo’, a julgar pelas articulações promovidas junto a colegas deputados, prefeitos, vice-prefeitos e demais integrantes da classe política, o deputado federal Efraim Filho, do DEM, é um dos que menos consegue engajar em suas redes sociais, mesmo sendo um político jovem e que desde 2003 ocupa uma cadeira na Câmara Federal.
O pastor Sérgio Queiroz, que desde a eleição de 2020, em João Pessoa, tem sido lembrado como nome a ser pinçado numa eventual disputa eleitoral, considerando o trabalho que tem desenvolvido no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e junto a Igreja e Fundação Cidade Viva, tem um desempenho bem interessante nas redes sociais, especialmente no Instagram, plataforma mais popular no Brasil. Pelos números apurados pela Ativa Web, tendo como referência o mês de maio, Sérgio Queiroz tem uma média de 1.757 curtidas e quase 116 comentários por postagem, o que confere um engajamento de 7,25%. Queiroz tem quase 26 mil seguidores apenas no Instagram e o percentual de interação com seus adeptos foi o maior entre os pesquisados pela Ativa Web.
Na sequência, o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) surge com crescimento importante nas redes sociais, especialmente na plataforma Instagram. Com pouco mais de 14 mil seguidores, o líder da maioria na Câmara Federal aparece com um percentual de engajamento de 3,68%, fruto de quase 449 curtidas e cerca de 80 comentários em média por postagem nessa rede.
O deputado federal Efraim Filho, que desde 2003, quando sucedeu o pai na Câmara dos Deputados ainda pelo antigo PFL, hoje Democratas, figura na terceira colocação no ranking de desempenho nas redes sociais, com menos da metade do engajamento de Aguinaldo e um quarto da performance de Sérgio Queiroz. Na plataforma Instagram, Efraim, que tem cerca de 29 mil seguidores, tem um engajamento de 1,34%.
O levantamento também aferiu o desempenho do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), que surge na quarta colocação no que diz respeito ao comportamento e interação de suas redes sociais. Na plataforma Instagram, Galdino tem uma média de quase 191 curtidas e pouco mais de 15 comentários por post.
A análise de presença digital envolve levantar todas as mídias digitais em que a empresa ou o personagem está presente, verificando os seus níveis de desempenho e eficiência, além dos resultados gerados.
Com essa avaliação, é possível descobrir os pontos fortes de uma marca ou personalidade, avaliar quais investimentos e assuntos não dão retorno e direcionar recursos para os meios que proporcionam mais frutos.
Confira o LEVANTAMENTO DO DESEMPENHO DAS REDES SOCIAIS NOMES PARA DISPUTA DO SENADO FEDERAL
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