João diz que ‘nada muda’ na sua relação com Cícero Lucena: “temos uma amizade de muitos anos”

O governador João Azevêdo (PSB) voltou a ser questionado, nesta terça-feira (12), sobre os bastidores políticos que envolvem o prefeito de João PessoaCícero Lucena (PP), que tem se movimentado como possível pré-candidato ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Durante entrevista à imprensa, após a entrega das reformas na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e na Escola Estadual Sesquicentenário, o governador preferiu adotar um tom de descontração e colocou panos quentes sobre os rumores de crise na base aliada.

“Eu cansei dessa pauta, porque ela fica repetitiva. Já disse mil vezes: minha relação com o prefeito Cícero é a melhor possível. Temos uma amizade de muitos anos. E o trabalho que estamos fazendo juntos em João Pessoa é a maior prova disso. Nada muda nessa relação”, afirmou Azevêdo.

Apesar das declarações conciliadoras do governador, os movimentos políticos seguem em ebulição nos bastidores. Cícero tem mantido diálogos com setores que vão além da base governista, o que tem sido interpretado como um sinal de independência para 2026 — especialmente em um cenário em que o governador pode deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado.

Ao mesmo tempo, o nome do atual vice-governador  Lucas Ribeiro (PP) desponta como opção dentro do grupo governista, sendo cotado para herdar o apoio de Azevêdo numa eventual disputa pelo Palácio da Redenção. Lucas é visto como “natural” por setores do PSB e tem mantido discrição, mas não esconde o interesse em crescer politicamente.

Outro nome que aparece no radar é o do presidente da Assembleia LegislativaAdriano Galdino (Republicanos), que já admitiu publicamente estar disposto a entrar na disputa caso haja abertura dentro da federação.

Vice em debate e especulações de racha

O pano de fundo da tensão gira em torno da sucessão estadual e da composição da chapa majoritária. Especula-se que, caso Lucas Ribeiro seja o escolhido para disputar o governo com apoio do PSB, o vice indicado poderá ser o atual secretário de de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga — o que dificultaria o espaço de Cícero na chapa.

Apesar das movimentações paralelas, João Azevêdo tenta manter a estabilidade da base e evita alimentar especulações de racha com o prefeito da capital.

Nos bastidores, porém, o recado está dado: 2026 ainda está distante no calendário, mas perto o suficiente para já movimentar os tabuleiros da política paraibana.

Compartilhe: