Governo cria site para divulgar informações sobre óleo em praias

Um derramamento de óleo é visto na praia 'Sitio do Conde' em Conde, Bahia, Brasil, 12 de outubro de 2019. REUTERS / Adriano Machado

O Governo Federal lançou o site ‘Mancha no Litoral‘ para que a população acompanhe as ações que estão sendo promovidas para combater as manchas de óleo encontradas nas praias do Litoral do Nordeste desde o fim de agosto. Até agora, os nove estados da região foram afetados, em menor ou maior escala, pelo óleo.

Conforme o site, para conter os danos causados pelas manchas, órgãos como a Marinha, Defesa Civil, Polícia Federal, ANA, ICMBio, Ibama, ANP, Petrobras, Exército Brasileiro, Força Aérea, Universidades Federais e órgãos estaduais e municipais trabalham com objetivo de devolver ao Brasil uma costa marítima limpa e sem nenhum resíduo.

O governo alega que 1.027 toneladas de resíduos foram coletadas em uma faixa de 2.5 mil quilômetros da costa brasileira. O trabalha vem sendo feito com ajuda de 48 organizações militares, dez navios, sete aviões e seis helicópteros, que atuam diariamente no monitoramento, limpeza e análises das manchas.

A contenção do óleo também vem sendo feita por voluntários. Para auxiliá-los, o governo afirmou que irá disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Compartilhe: