A corrida sucessória nacional, que tinha tudo para ser marcada pela polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decantada em verso e prosa por analistas, políticos e pitaqueiros de plantão, começa a tomar novos rumos diante da presença do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, no ‘jogo eleitoral’ de 2022. Estudo realizado pela empresa AtivaWeb Group, especialiazada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, do multimídia Alek Maracajá, mostra que o homem que comandou a Lava Jato, reconhecida como a maior operação de combate à corrupção da história do país, cresceu vertiginosamente nas redes sociais desde a sua filiação ao Podemos, inclusive desbancando o presidente Jair Bolsonaro pela primeira vez nessas plataformas.
Os números, extraídos a partir das plataformas Facebook e Instagram, mostram Sérgio Moro com 4,37% de engajamento nessas redes, enquanto Bolsonaro e Lula figuram com 1,64% e 3,64%, respectivamente neste quesito. A taxa de engajamento é uma das principais métricas usada por empresas que contratam influenciadores digitais.
A análise aprofundada dos números mostram Moro com um percentual de engajamento duas vezes maior que o de Bolsonaro e muito superior ao do ex-presidente Lula. Aliás, outros dois nomes avaliados nesse estudo, Ciro Gomes, postulante do PDT, e João Doria Júnior, governador tucano e também pré-candidato do PSDB, não conseguem ter nem ao menos 1/5 (um quinto) da desenvoltura de Moro nas redes sociais.
Moro, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores apenas no Instagram, aufere uma média de mais de 101 mil curtidas e quase 9,5 mil comentários por postagem. Bolsonaro, que tem 19 milhões de adeptos, possui uma média diária de 304 mil curtidas e 8,2 mil comentários. O ex-presidente Lula, por sua vez, com 3,5 milhões de seguidores, acumula diariamente 124 mil likes e recebe 3,8 mil comentários por post.
Bem atrás deles, Ciro Gomes e João Doria apresentam números muito mais modestos. O pré-candidato do PDT engaja 0,8%, com 9,2 mil curtidas e 559 comentários por postagem. Já Doria, 0,66% é o engajamento do tucano, que é governador de São Paulo, além de registrar 7,6 mil likes e 492 comentários por postagem.
Definitivamente, com Moro no ‘jogo’, a sucessão presidencial não deve ser mais a mesma e a polarização, tão decantada em verso e prosa, começa a ser quebrada.
O estudo, vale salientar, toma por base os postulantes à Presidência da República com mais de 1 milhão de seguidores nas plataformas de redes sociais.
Confira o levantamento com BRASIL Pre candidatos Novembro2021
Discussion about this post