Cresce desaprovação do governo Lula e aprovação oscila, revela pesquisa Quaest

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu neste mês de dezembro ao final da metade do mandato, de acordo com a nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (11).

De acordo com os novos números, a desaprovação subiu de 45% em outubro para 47% neste mês, enquanto que a aprovação subiu apenas 1 ponto percentual, de 51% para 52%. A desaprovação foi puxada pela insatisfação principalmente dos moradores do Sudeste (53%) e do Sul (52%), com destaque para o Paraná (44%) e São Paulo (43%).

A pesquisa da Quaest aponta, ainda, que a avaliação positiva de Lula a esta altura do governo é menor do que no mesmo período de Jair Bolsonaro (PL), com apenas 33% contra 35% do ex-presidente.

A Quaest ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro, com uma margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Desde o começo deste terceiro mandato, Lula tem visto o nível de desaprovação crescer principalmente entre os indecisos, enquanto que a aprovação oscilou na casa dos 50%:

De acordo com o pesquisador Felipe Nunes, CEO da Quaest, a avaliação deste terceiro governo de Lula é pior do que as duas primeiras gestões e só aparece à frente de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) 2 e Michel Temer (MDB).

COMPARAÇÃO COM BOLSONARO

Na comparação com o governo Bolsonaro, 37% acreditam que está pior, 42% melhor e 20% igual. Já na comparação com os dois primeiros mandatos, a avaliação de Lula piorou entre o começo desta gestão e esta nova pesquisa:

Melhor que os anteriores: 53% em fevereiro de 2023 para 35% agora;
Pior que os anteriores: 25% para 41%;
Igual aos anteriores: 14% para 19%.

Compartilhe: