Política

Cartaxo anuncia pacote de obras e não descarta aumento para o funcionalismo em 2018

19 de dezembro de 2017

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, promoveu na manhã desta terça-feira (19) uma reunião de trabalho com o secretariado e a equipe do primeiro escalão para fazer um balanço dos resultados da gestão em 2017, o primeiro ano de seu segundo mandato, além de afinar o planejamento para manter o ritmo de entregas de obras e serviços programados para 2018.

Na oportunidade, o prefeito não descartou a possibilidade de conceder reajuste para os servidores públicos municipais. “Já concedemos aumento de 12% para a Guarda Municipal, para os auditores da Prefeitura, e vamos iniciar o ano dialogando com outras categorias para ver a possibilidade, para sempre que houver recursos a gente procurar valorizar cade vez mais os servidores”. declarou.

A principal mensagem para o time foi a de que “é preciso seguir trabalhando firme, superar a crise econômica que afeta o País e avançar nas transformações que estamos promovendo na Capital”.

“Graças ao modelo de gestão que implantamos e ao diálogo permanente com a população, vamos iniciar o maior investimento com recursos internacionais já feito na nossa cidade, aplicando cerca de R$ 330 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, nas obras do João Pessoa Cidade Sustentável, programa que prepara o desenvolvimento da nossa Capital para os próximos 30 anos, quando chegaremos à marca de 1 milhão de habitantes”, ressaltou Luciano Cartaxo.

Além disso, acrescentou, serão iniciadas as obras do Centro de Educação Integral, em Mangabeira, mais de 400 ruas pavimentadas com o programa Ação Asfalto, 11 escolas em novo padrão, a revitalização dos mercados de Jaguaribe, Oitizeiro e Bairro dos Estados, além da recuperação da Ciclovia da Av. Pedro II e do Projeto Caminhos da História, que prevê a recuperação de 12 ruas e a construção de três empraçamentos nas vias de acesso ao Porto do Campim, no Centro.

Durante o encontro, Luciano elencou um conjunto de obras nas mais diversas áreas, principalmente saúde, educação, habitação, desenvolvimento econômico e urbano, que marcaram este ano administrativo na cidade. Citou como exemplos a consolidação da maior rede de UPAs da Paraíba, com a entrada em operação de Cruz das Armas, entre o final de 2016 e início de 2017, garantido mais de 260 mil atendimentos nas três unidades em funcionamento. Na saúde ainda, comemorou a retomada dos transplantes de fígado e rins e a implantação do Gerente Saúde em 100% dos PSFs.

Cartaxo falou também da entrega só neste ano de 2.232 unidades habitacionais, beneficiando quase 10 mil pessoas, e da ampliação da maior rede de creches do Estado, que já supera a marca de 13 mil crianças atendidas. Outros destaques foram a construção ou recuperação de 21 quilômetros de ruas por meio do Programa Ação Asfalto e mais investimentos no resgate e ocupação do Centro Histórico, com a entrega do Centro Cultural Pavilhão do Chá e o início do Programa AnimaCentro.

Mais entregas – O prefeito de João Pessoa confirmou as inaugurações da UPA-Especialidades dos Bancários, da Nova Beira Rio, da primeira Escola Bilíngue do município, mais duas escolas em tempo integral, da primeira etapa do novo Parque da Bica, do Conventinho, da Villa Sanhauá, da infraestrutura na Saturnino de Brito, além dos residenciais Vista Alegre e São José.