O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou responsabilizar nesta sexta-feira, 23, governadores pelos preços dos combustíveis nos estados não conseguirem acompanhar as sucessivas reduções. Pelas redes sociais, Bolsonaro publicou os preços dos combustíveis, hoje, nas refinarias, e registrou que apesar do preço final da gasolina e diesel estarem a R$ 0,91 e R$ 1,45, respectivamente, a realidade é bem diferente para o consumidor final. “Preço final: ICMS, CIDE, PIS/COFINS, transporte, lucros dos postos, lucros das distribuidoras”, postou.
Também pelas redes sociais, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), em resposta ao Presidente da República, postou o seguinte:
– O presidente @jairmessiasbolsonaro publicou em suas redes sociais as razões pelo fato das reduções do preço da gasolina não chegar nas bombas ao consumidor final. Na verdade, presidente, os postos, elo mais fraco da cadeia dos combustíveis, também são vítimas de um processo desigual. Enquanto mais da metade do preço é de impostos, aqui, na Paraíba, por exemplo, não temos recebido as reduções por parte das.distribuidoras. Que esse modelo possa ser revisto urgentemente!
A entidade lembrou que mais da metade da composição do preço da gasolina na Paraíba é de impostos, com destaque para o ICMS, de natureza estadual, e que as distribuidoras não estão repassando as reduções promovidas pela refinaria (Petrobras).
Discussion about this post