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Home Brasil

Bolsonaro encurta distância de Lula em 2 dos 3 maiores colégios eleitorais, mostra comparativo do Datafolha

16 de setembro de 2022
Lula deixa escapar em entrevista que PT trama pedido de impeachment de Bolsonaro no auge da pandemia do Coronavírus

Imagem: Marcos Correia/PR - Carl de Souza/AFP

Passado um mês desde o início da campanha eleitoral, caiu a distância entre os líderes nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em dois dos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Minas Gerais. A queda é ocasionada, principalmente, pelo avanço, mesmo que lento, do atual mandatário do país e pela estagnação do petista.

Somente no Rio de Janeiro, berço eleitoral do presidente, a diferença entre os dois aumentou. Em agosto, Lula (41%) liderava com seis pontos à frente de Bolsonaro (35%). Na pesquisa mais recente, a vantagem do petista foi a oito pontos.

Veja a diferença entre os dois levantamentos em cada estado:

São Paulo

  • 18/8: Lula 44% x 31% Bolsonaro (13 pontos)
  • 15/9: Lula 43% x 33% Bolsonaro (10 pontos)

Minas Gerais

  • 18/8: Lula 47% x 32% Bolsonaro (15 pontos)
  • 15/9: Lula 43% x 33% Bolsonaro (10 pontos)

Rio de Janeiro

  • 18/8: Lula 41% x 35% Bolsonaro (6 pontos)
  • 15/9: Lula 44% x 36% Bolsonaro (8 pontos)

O cientista político Rodolfo Marques explica que a redução da distância entre os candidatos era esperada. “Considerando que a gente está a um pouco mais de duas semanas das eleições, está dentro da expectativa. O presidente da República tem um nível maior de aparição na mídia, o que, de certa forma, controla a agenda pública. Então, todos os atos e movimentos dele são registrados”, salienta.

O especialista ressalta, no entanto, que o aumento esperado nos números de Bolsonaro nas pesquisas fosse maior, principalmente pelo poder que o presidente tem de controlar a política econômica do país. O cientista político André César explica que o tema é decisivo nesta eleição:

“Essa questão econômica é o tema principal dessa campanha. Ao contrário de 2018, com o combate à corrupção, o antipetismo. Este ano voltou o velho tema da economia: desemprego, fome, inflação. São essas questões que preocupam o eleitor médio hoje. Então, se há um ganho de bem-estar material por uma parte importante do eleitorado, os estratos mais baixos da pirâmide social, é inevitável que Bolsonaro cresça, mas o que frustrou é que ele não cresceu tanto quanto esperavam. Com as reduções de combustíveis também, os auxílios, tudo isso”, frisa.

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