Bolsonaro deflagra limpeza nos cargos federais nos estados e inicia ‘faxina’ pelo Ibama

Os atuais ocupantes de cargos federais na Paraíba e nos demais estados do país precisam começar a arrumar as gavetas e os armários. É que que o governo Jair Bolsonaro iniciou uma espécie de ‘depuração’ as autarquias, órgãos e demais repartições públicas Brasil afora, a começar pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que exonerou 21 dos 26 superintendentes no dia de ontem.

Nos próximos dias, o mesmo deve ocorrer com os demais cargos federais. Na Paraíba, a degola alcançou o superintendente do Ibama na Paraíba, Bartolomeu Franciscano do Amaral Filho, exonerado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Somente os superintendentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará foram mantidos nos cargos.  As superintendências comandam o Ibama de forma regional e a exoneração é a maior em 30 anos.

O órgão é responsável por executar operações de fiscalizar e também atua em emergências ambientais, além de prevenir e controlar incêndios florestais. Os substitutos ainda não foram anunciados.

Compartilhe: