Após aumento do judiciário, Bolsonaro cancela audiências com Maia e Eunício no Congresso

Bolsonaro (à esquerda) conversa com o presidente do STF, Dias Toffoli, durante sessão solene no Congresso sobre os 30 anos da Constituição — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Bolsonaro (à esquerda) conversa com o presidente do STF, Dias Toffoli, durante sessão solene no Congresso sobre os 30 anos da Constituição — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente eleito Jair Bolsonaro cancelou neste sábado (10) dois compromissos previstos em sua agenda oficial para terça-feira (13), no Congresso Nacional, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), informou a assessoria do grupo de transição do futuro governo.

A assessoria de Bolsonaro não soube explicar o motivo do cancelamento das audiências com os presidentes das duas casas legislativas.

Bolsonaro deve retornar a Brasília na terça-feira pela manhã em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Inicialmente, a agenda do futuro presidente previa que, após desembarcar na Base Aérea de Brasília às 7h, ele seguiria direto para o Congresso Nacional.

Ainda de acordo com a primeira versão da agenda, Bolsonaro se reuniria, às 9h, com Eunício Oliveira, no Senado, e, meia hora depois com Rodrigo Maia, na Câmara.

O compromisso com o presidente do Senado, entretanto, desde o início estava rotulado como “a confirmar”.

Na manhã deste sábado a assessoria do presidente eleito divulgou à imprensa que as duas audiências no parlamento estavam canceladas e que Bolsonaro iria da base aérea diretamente para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está alojado o governo de transição.

“O presidente eleito cancelou a visita ao Congresso Nacional que faria na próxima terça-feira. Seguirá da Base Aérea direto para o CCBB”, comunicou a assessoria.

Em nota, a assessoria de Eunício Oliveira informou que ele continua à disposição de Bolsonaro, “para o diálogo e o entendimento sobre assuntos que ele achar que o Congresso e ao Senado devem avaliar”.

O primeiro compromisso externo do futuro presidente na terça-feira será uma audiência, às 13h, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, na sede da Corte eleitoral.

Semana Passada

Jair Bolsonaro fez na semana passada sua primeira visita a Brasília após a vitória no segundo turno da eleição presidencial. O presidente eleito – que mora no Rio de Janeiro – desembarcou na capital federal na terça-feira (6) e retornou para casa na quinta (8).

Ao longo dos três dias em Brasília, Bolsonaro se reuniu com o presidente da República, Michel Temer, foi ao Congresso Nacional participar de uma solenidade comemorativa aos 30 anos da promulgação da Constituição, visitou os comandantes das Forças Armadas e o atual ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, e esteve com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

Compartilhe: