
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fechará a Esplanada dos Ministérios por dois dias, nesta terça-feira (16/06) e quarta-feira (17/06).
Veja o decreto:
Doc 018623 by Leonardo Meireles on Scribd
Logo depois, ele foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF. Confira:

O acampamento dos 300 do Brasil foi desmontado em operação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do DF Legal nesse sábado (13/06).
No domingo (14/06), Ibaneis também decretou o fechamento completo da Esplanada. A ação foi uma resposta ao tom que parte dos manifestantes adotaram nesse sábado (13/06) durante e depois dos protestos no centro de Brasília.

Acampamento montado na Esplanada foi retirado neste sábado (13/06)Igo Estrela/Metrópoles

Reforço da PM nos arredores da Catedral, onde tem uma barraca de acampamento montadaNathalia Cardim/Metrópoles

Esplanada sendo fechada após decreto do governadorNathália Cardim/Metrópoles

Esplanada havia sido fechada no domingoHugo Barreto/Metrópoles

Grupo tenta fazer ato na Esplanada dos MinistériosHugo Barreto/Metrópoles

Ação vai se repetir nos próximos dois diasHugo Barreto/Metrópoles

Grupo 300 canta hinos e faz um tiro ao alvo com balões de água em fotos de ex-ministros e deputados que se distanciaram de BolsonaroRafaela Felicciano/Metrópoles

O grupo se chama 300 do BrasilHugo Barreto/Metrópoles

Acampamento montado na Esplanada foi retirado neste sábado (13/06)Igo Estrela/Metrópoles

Reforço da PM nos arredores da Catedral, onde tem uma barraca de acampamento montadaNathalia Cardim/Metrópoles
1
O decreto considera as aglomerações verificadas nos últimos dias e o devido perigo de contágio do novo coronavírus, ameaças de alguns manifestantes aos Poderes constituídos, ameaças dirigidas à Cúria Metropolitana de Brasília, manifestações de conteúdos anticonstitucionais e outras medidas para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.
Assim, proíbe o trânsito de veículos e pedestres desde a Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes, desta terça-feira (16/06) até as 23h59 de quarta (17/06). Somente autoridades devidamente identificadas poderão passar pelo local. Detran e DER farão a organização e a fiscalização, assim como as forças de Segurança Pública do DF.
Dom Marcony ocupa uma função muito importante na Igreja Católica e é um religioso ligado ao governador Ibaneis. No fim de 2019, o chefe do Executivo chegou a dizer que planejava a construção de um museu de arte sacra, a pedido de dom Marcony.