14 novos ônibus são entregues e região metropolitana da Capital atinge 53% de renovação na frota

Nesta quarta-feira (9), João Pessoa celebrou a entrega de 14 ônibus zero-quilômetro destinados à Região Metropolitana, que inclui CabedeloCondeBayeuxSanta Rita e a capital. A iniciativa marca um avanço significativo na modernização do transporte público, elevando para 53% o índice de renovação da frota desde 2023 e oferecendo melhorias em conforto, segurança e acessibilidade.

Os novos veículos são equipados com uma série de recursos adaptados: piso antiderrapante, poltronas com áreas reservadas para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, campainha sem fio, câmeras de monitoramento, corrimãos com textura tátil, elevador hidráulico para cadeirantes, espaço exclusivo para cadeiras de rodas e sistema de travamento que impede o movimento com portas abertas. Além disso, contam com motorização Euro 6, reduzindo em até 80% as emissões poluentes.

Em declaração, o diretor institucional do SINTUR-JP, Isaac Moreira, ressaltou a relevância da articulação entre as concessionárias e o Governo da Paraíba para manter o ritmo de substituição dos veículos, com a redução de ICMS sobre combustíveis o que têm contribuído para o ritmo da renovação da frota. “Esses 14 ônibus representam mais de 50% de renovação da frota desde 2023. É nosso compromisso oferecer qualidade de vida, sustentabilidade, embarque seguro e respeito à mobilidade reduzida. A parceria com o governo, com ICMS reduzido sobre o diesel e subsídio de 50% na tarifa integrada, foi fundamental”, afirmou.

Impacto para os usuários

O transporte coletivo da Região Metropolitana atende, em média, 28.412 passageiros por dia útil, totalizando cerca de 680 mil usuários ao mês. Com a incorporação dos novos veículos, o sistema ganha em eficiência e conforto, sobretudo nas rotas intermunicipais operadas pelo Terminal Rodoviário do Varadouro.

Esses ônibus já começaram a circular nas linhas que ligam João Pessoa aos municípios vizinhos, contribuindo para uma mobilidade urbana mais moderna e inclusiva.

Compartilhe: