Enquanto na maior parte do país a taxa de assassinatos cresce regularmente ou vive numa gangorra, um grupo de estados, incluindo a Paraíba, vem apresentando tendência de queda ao longo dos últimos anos. Reportagem de O Globo destaca que “reforço do policiamento em locais identificados como mais violentos, investimentos em inteligência e integração das polícias, além de ações de longo prazo são algumas das medidas apontadas por especialistas em segurança pública para explicar o sucesso dessas regiões”.
De acordo com a publicação, com base em dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSPs), O GLOBO identificou o fenômeno, em maior ou menor grau, em nove unidades da federação: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí e São Paulo. “Isso não significa que todos esses estados estejam entre os locais menos violentos do país. São Paulo tem a menor taxa de assassinatos, mas Alagoas continua entre os estados em pior situação. Em alguns desses casos, houve até aumento dentro da série história iniciada em 2012, mas as taxas voltaram a diminuir”, registra o periódico.
No caso da Paraíba, mais especificamente, a matéria de O Globo atesta que medidas que levaram ao aumento da apreensão de armas, como a aprovação de uma lei, dando bônus a policiais por isso. “Lá também houve, entre outras coisas, um levantamento para saber os tipos de crimes mais cometidos e onde eles ocorriam, o que permitiu concentrar os esforços nessas áreas”, realça.
A reportagem completa pode ser conferida na edição desta segunda-feira, 1º de abril, de O Globo, no link: https://oglobo.globo.com/brasil/taxa-de-homicidios-cai-em-nove-estados-contrasta-com-restante-do-pais-23564297
Discussion about this post