Só em 2018, dez policiais foram expulsos da PMPB por envolvimento com crimes ou por mau comportamento

Dez policiais militares da Paraíba foram expulsos da corporação em 2018, após envolvimento com crimes ou por mau comportamento. Segundo levantamento feito pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar, de 2011 até o início de 2019 foram expulsos 66 policiais militares por envolvimento com crimes ou indisciplina. Somente nas duas primeiras semanas deste ano foram expulsos dois policiais militares.

O corregedor-geral da PM da Paraíba, coronel Severino do Ramo Gerônimo, explicou que além das exclusões, outros 42 processos seguem à espera de definição no Conselho de Disciplina e Justificação.

O procedimento administrativo serve para que o policial militar denunciado apresente defesa às acusações. Também é previsto recurso dentro da esfera administrativa.

“Tivemos uma pequena queda em relação a 2017. Todo direito à ampla defesa é garantido, os policiais denunciados apresentam defesas, podem recorrer das decisões, existe um trâmite para que culmine com a expulsão”, explicou o coronel Severino.

Entre as acusações, os policiais respondem por crimes comuns, graves como estupro, homicídios, lesão corporal ou por infrações administrativas, relativos à função que exerce, como abuso de autoridade.

“Em comparação com outras corporações, podemos dizer que a Polícia Militar é extremamente vigilante ao comportamento dos seus membros. É trabalho da corregedoria não apenas dar prosseguimento às denúncias, mas de fiscalizar a atuação dos policiais”, explicou.De 2011 até agora, a Polícia Militar já instaurou 82 conselhos de disciplina e justificação para avaliar a condição de permanência de oficiais e praças nas fileiras da corporação.
Com G1 PB

Compartilhe: