• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Paraíba

Salão do Artesanato Paraibano começa nesta quarta em Campina e deve atrair mais de 100 mil pessoas

8 de junho de 2022
Cícero Lucena participa da abertura do 33º Salão do Artesanato Paraibano, que este ano tem o apoio da Prefeitura

O governador João Azevêdo abre, nesta quarta-feira (8), às 17h30, em Campina Grande, a 34ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que tem como tema “Bordados que contam histórias”. A expectativa é de que sejam batidos os números de 2019, quando o evento teve a visita de mais de 100 mil pessoas e a venda superior a R$ 1,3 milhão. Toda a estrutura foi montada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e funcionará das 15h às 22h, até o dia 3 de julho. A entrada é gratuita, com arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis para posterior doação a instituições filantrópicas.

Ao todo, o evento vai reunir 400 expositores de todas as regiões do Estado e as mais diversas tipologias do artesanato genuíno, além de uma série de atrações culturais e o melhor da gastronomia paraibana. O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e diversas instituições, a exemplo da Unifacisa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Corpo de Bombeiros e Empreender-PB, entre outros.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, falou da expectativa para o evento. “São dois anos sem a realização do Salão presencial aqui em Campina Grande. A expectativa é muito grande para termos um dos maiores eventos já realizados na Rainha da Borborema. Para isso, estamos todos envolvidos: nossos artesãos e artesãs, o governador João Azevêdo, a presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, e os nossos parceiros. Agora é a população cumprir a deliciosa missão de prestigiar a nossa cultura”, disse.

Em sua 34ª edição, o Salão do Artesanato Paraibano presta uma justa homenagem aos bordados, com o tema “Bordados que contam histórias”. A tipologia está presente em todas as regiões do Estado, com destaque para João Pessoa, Campina Grande (incluindo o Distrito de Galante, Serra Redonda, Alagoa Nova e Gurinhém. Em um espaço de 3,4 mil m², os visitantes vão encontrar 24 tipologias, que vão originar centenas de peças do autêntico artesanato paraibano. São tipilogias que vão do macramê ao batik, sem deixar de passar pelas tradicionais: brinquedos populares, madeira e metal, por exemplo.

A escolha pelo bordado, segundo Marielza Rodrigues, foi do próprio governador João Azevêdo, que adotou o critério de potencializar todas as tipologias que, por algum motivo, estejam longe dos holofotes das pessoas. O bordado é uma técnica milenar utilizada para ornamentar tecidos, fruto do talento e da habilidade com linha e agulha. “Além dos trabalhos, o Salão irá contar histórias dessas bordadeiras, que narram as suas vidas e de sobrevivência explorando o talento e a agilidade com as mãos na produção das peças”, disse.

Para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, a realização do Salão do Artesanato em Campina Grande em pleno São João serve de maior estímulo para que as pessoas, da Paraíba e do Brasil, visitem o local. O artesanato, conforme a executiva, é um dos diferenciais que o paraibano tem e muito valorizado até mesmo fora do país. “O artesanato mexe com basicamente toda a cadeia produtiva, gerando novos empregos e injetando milhões de reais na economia local”, pontuou.

Ruth Avelino destacou ainda, que por uma ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, a Azul Linhas Aéreas começou a operar voos dedicados (fretados) para o Maior São João do Mundo, desde a quinta-feira (02), com saída do Aeroporto de Campinas, interior de São Paulo. As frequências serão operadas quatro vezes por semana, às segundas, quartas, sextas e domingos, em parceria com a Azul Viagens. As aeronaves são um Airbus A320neo, com capacidade para até 174 clientes, serão responsáveis por cumprir o trajeto que vai durar quase três horas.

Solidariedade – Outro destaque é que o Salão abrirá, como em outras edições anteriores do evento, as portas para a solidariedade. A organização lembra que não é obrigatório, mas pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas a instituições filantrópicas após o término do evento.

O 34° Salão do Artesanato Paraibano também abraçará a sustentabilidade. Durante o evento é proibido o uso de canudos e sacolas plásticas.

Serviço: 

34° Salão do Artesanato
Local : Museu de Arte Contemporânea (MAC)/Unifacisa – Campina Grande
Período : 8/6 a 3/7
Horário :  15h às 22h
Tema : “Bordados que contam histórias”

Matéria Anterior

Ampliação do programa “Tá na Mesa” continua e chega a Barra de Santana

Discussion about this post

Últimas

Cícero Lucena participa da abertura do 33º Salão do Artesanato Paraibano, que este ano tem o apoio da Prefeitura

Salão do Artesanato Paraibano começa nesta quarta em Campina e deve atrair mais de 100 mil pessoas

Ampliação do programa “Tá na Mesa” continua e chega a Barra de Santana

Ampliação do programa “Tá na Mesa” continua e chega a Barra de Santana

Festival de Quadrilhas de João Pessoa começa neste domingo com série de shows

Festival de Quadrilhas de João Pessoa começa neste domingo com série de shows

Mais Lidas

Exclusivo: Bolsonaro contraria institutos de pesquisas, avança nas redes sociais e amplia relacionamento direto com brasileiros

Bolsonaro reage e avisa ao STF que pode não mais cumprir decisão da Corte

Sérgio Queiroz anuncia Major Fábio pré-candidato ao governo pelo PRTB

Sérgio Queiroz anuncia Major Fábio pré-candidato ao governo pelo PRTB

Daniella contra-ataca, recomenda parar com ‘vitimização’ e dispara: “Que bom que não escondemos nossos pais”

Daniella conta que conversou com João por telefone, mas diz que PSD aguarda definição da candidatura de Aguinaldo ao Senado

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic