• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Paraíba

Primeira dama afirma que meta do Governo é propiciar melhoria da produtividade e comercialização do artesanato

20 de março de 2019
Primeira dama afirma que meta do Governo é propiciar melhoria da produtividade e comercialização do artesanato

A primeira dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins Sales, participou, nesta quarta-feira (20), do Seminário do Artesanato Paraibano, realizado no auditório do Sebrae, em João Pessoa, pelo Governo do Estado, por meio do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico O evento objetiva qualificar ainda mais os profissionais deste segmento no Estado.

Na ocasião, Ana Lins afirmou que a grande meta da gestão é o crescimento ainda maior do artesanato paraibano. “A Paraíba tem o mais rico artesanato do País, o que nos dá a certeza de que podemos alcançar melhores índices de produtividade e de comercialização, aumentando, desta forma, a rentabilidade de cada artesão”, afirmou.

Em seguida, Ana Maria Sales passou às mãos do governador João Azevêdo e de outras autoridades o Plano Estratégico do Programa do Artesanato Paraibano.

O 1° Seminário do Artesanato Paraibano foi aberto pelo governador João Azevêdo, que destacou a importância do evento para a qualificação dos artesãos paraibanos. “Este Seminário visa justamente à informação, à preparação, à troca de experiência entre artesãos e pessoas, através de palestras, poder direcionar e orientar a produção e a comercialização desses produtos. A partir do momento em que se estabelece um marco como este – voltar a capacitar o artesão – é fundamental para o crescimento deste segmento”, disse.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo, ressaltou que um dos benefícios do primeiro Seminário do Artesanato Paraibano é aproximar os artesão das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Esse evento, composto por três ciclos de palestras, aproxima ainda mais os artesãos do Programa do Artesanato da Paraíba, fomentando o programa como um todo, oferecendo ao artesão uma nova visão, levando a sua criatividade para o mundo empreendedor e sustentável”, disse.

Já a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou que o Seminário é a primeira ação do governador João Azevêdo para o segmento, e retoma as ações de capacitação do Programa. “É um momento em que estamos debatendo as diretrizes e as estratégias do artesanato paraibano para os próximos quatro anos”, acrescentou, frisando a importância da capacitação para que o artesão corresponda às expectativas do mercado consumidor.

O superintendente do Sebrae na Paraíba, Walter Aguiar, falou da importância da economia criativa nos dias atuais. “Todos os estudos que o Sebrae realiza mostram a importância da economia criativa para o Brasil e o mundo, principalmente com foco na sustentabilidade. Com as mudanças no mercado de trabalho, o artesanato será muito importante na geração de riquezas para os estados”.

Participaram ainda do 1° Seminário do Artesanato Paraibano o secretário de Estado da Cultura, Damião Cavalcanti; o deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); e a presidente da Fasart, Míriam Rodrigues.

Público recorde – O primeiro dia do Seminário do Artesanato da Paraíba foi prestigiado por artesãos de várias cidades de João Pessoa e Região Metropolitana. Com o objetivo de se qualificar ainda mais, artesãos vindos de cidades como Cabedelo, Santa Rita e Bayeux lotaram o auditório do Sebrae.

Magno Monteiro, que trabalha com brinquedos populares há cinco anos, não teve dúvidas ao descrever a importância do evento para ele e os demais colegas. “Esse evento é não apenas um momento de troca de experiência, mas também de incentivo, de continuarmos firmes e fortes nesta arte que é tão importante para a cultura do nosso Estado. Então, é um momento muito válido”, disse.

Já a artesã Juracy Pereira, que trabalha na tipologia crochê, afirmou que o Seminário, somado a eventos como o Salão do Artesanato da Paraíba, proporciona uma grande oportunidade de qualificação. “É um momento de crescimento, de aprender cada vez mais. Desde criança que convivo com o artesanato. Por isso, acho muito importante essa renovação”, finalizou.

Ao longo do dia, foram ministradas as seguintes palestras:
9h30 – palestra: “O Poder da Ação – Como o artesão pode movimentar um Negócio de Sucesso?” – Isaac Holanda Martins , coaching;
10h30 – palestra “o artesão na era da transformação digital” – Renata Câmara Avelino – Jornalista e técnica do Sebrae PB;
11h10 – debate
11h30 – palestra: “PAP PB – novas diretrizes e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Artesanato Paraibano” – Marielza Rodriguez – Gestora do PAP PB;
12h30 – debate
13h – encerramento

Fonte: Portal do Governo do Estado da Paraíba

Matéria Anterior

João Azevêdo abre Seminário Paraibano do Artesanato em João Pessoa

Próxima Matéria

Divulgados os locais de prova para o concurso da UFPB

Próxima Matéria
Divulgados os locais de prova para o concurso da UFPB

Divulgados os locais de prova para o concurso da UFPB

Discussion about this post

Últimas

INSS vai aumentar capacidade de atendimento da Central 135 Atendimento pelo canal aumentará 30%

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Por unanimidade, STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss 

Por unanimidade, STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss 

Seleção para o Mais Médicos terá limitador de vagas por município

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Mais Lidas

Tragédia no Cariri: Adolescente de 15 anos morre eletrocutada ao atender celular durante banho

Tragédia no Cariri: Adolescente de 15 anos morre eletrocutada ao atender celular durante banho

Primeira dama afirma que meta do Governo é propiciar melhoria da produtividade e comercialização do artesanato

Primeira dama afirma que meta do Governo é propiciar melhoria da produtividade e comercialização do artesanato

Bolsonaro desembarca e inicia com Queiroga e Queiroz agenda de campanha em João Pessoa

Bolsonaro anuncia Sérgio Queiroz ao Senado e Queiroga ao governo em 2026

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic