Paraíba

Neste domingo: Caminhada promovida pela Prefeitura da Capital faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

13 de abril de 2019

Dentro da programação do mês alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove no próximo domingo (14) uma caminhada no Busto de Tamandaré, a partir das 16h. O evento também faz parte da programação das ações de acompanhamento para pessoas com autismo e outras complexidades, desenvolvidas pelo governo municipal ao longo do ano através de uma rede que conta as Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Sedec) e Desenvolvimento Social (Sedes).

São cerca de 1.500 pessoas com alguma deficiência atendidas através de uma rede de especialistas, com serviços de arteterapia, educação física adaptada, fisioterapia, fono, libras, medicina em geral, equipes de enfermagem, musicoterapia, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional.

Entre os equipamentos que dispões desses serviços, a rede conta com o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), Centro-Dia de Referência; o Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência Física e Intelectual e a Residência Inclusiva, que acolhe pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Autismo – Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse número passa de dois milhões. O transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível.