• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Paraíba

Campina Grande decreta calamidade pública após seis dias de desabastecimento de água

21 de março de 2019
Campina Grande decreta calamidade pública após seis dias de desabastecimento de água

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou um Decreto de Calamidade Pública após o desabastecimento de água na cidade causado por uma pane elétrica na Estação de Tratamento de Gravatá, no Agreste, na noite da sexta-feira (15). O Decreto, assinado no início da tarde desta quinta-feira (21), traz uma série de medidas emergenciais para o município, entre elas a liberação da utilização da água de poços artesianos e cisternas da cidade pela população.

A partir do Decreto, o município autoriza a compra de 10 mil botijões de água mineral para colocar em postos de saúde, escolas e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, para o consumo da população. Além disso, está permitida a utilização da água de poços que existem nesses locais.

Ainda no Decreto, a Prefeitura determina que proprietários de poços particulares devem disponibilizar a água para a população, devido à situação do município com o desabastecimento da Cagepa. Conforme a assessoria do município, a determinação acontece pelo princípio de que água é um bem universal.

Outra medida emergencial é a autorização da Prefeitura para a contratação de mais 30 carros-pipa para o abastecimento de água à população. Segundo Romero Rodrigues, o município já possui sete carros pipas e conseguiu mais dois do exército, que já estão atuando na cidade. Ao todo, 39 carros-pipas atuarão na cidade.

Os poços e caixas d’água do Parque do Povo, no Centro da cidade, também serão abertos à população. De acordo com assessoria da prefeitura, o município possui quatro poços de grande vazão, sendo dois no Parque do Povo, um no Parque da Liberdade e outro no Distrito dos Mecânicos.

Empregada doméstica divide água de carro-pipa com vizinhos após desabastecimento da Cagepa em Campina Grande — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba

“A prefeitura está procurando dar uma contribuição a essa situação de calamidade do município, mas não puxa uma responsabilidade que é da Cagepa, órgão do Governo Estadual, que operacionalmente está à frente disso tudo. Mas em uma situação com essa, a prefeitura toma essa decisão porque o que está em jogo é o bem estar da população”, informou a assessoria.

Ainda conforme a assessoria, uma recomendação importante da prefeitura é que a água dos carros-pipas, em nenhuma hipótese, pode ser consumida pela população como água potável, porque eventualmente pode ser que suja casos de água contaminada durante a operação.

Governo anuncia carros-pipa para CG

O Governo do Estado autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande, até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente. As informações foram anunciadas pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em coletiva de imprensa realizada na Gerência Regional da Borborema, em Campina Grande, na tarde da quarta-feira (20).

Conforme a Cagepa, os carros-pipa começam a visitar os bairros de Campina Grande nesta quinta-feira (21). Os municípios que ficaram de fora do abastecimento também podem cadastrar os pipeiros para pegar água na estação da Cagepa.

O objetivo é minimizar os impactos para a população, atendendo, principalmente, aos bairros periféricos, sobretudo aqueles que estão localizados em áreas mais distantes dos reservatórios e que estão com dificuldades para receber água nas torneiras.

Investigação na Estação de Gravatá

A causa da pane ainda está sendo averiguada. A Polícia Civil está à frente das investigações e a Cagepa também apura o caso administrativamente, em uma sindicância.

“Não descartamos nenhuma possibilidade até então, inclusive de vandalismo. Em 50 anos de empresa, uma ocorrência nessas proporções nunca havia sido registrada antes. O prejuízo para a Cagepa foi enorme. Foram vários transformadores danificados, quadros de comando, entre outros equipamentos. Isso sem contar no prejuízo imensurável para a população, que se encontra com o abastecimento de água reduzido”, disse o presidente da Cagepa, acrescentando que a estimativa inicial é de um prejuízo de mais de R$ 4 milhões.

Polícia investiga causa da pane elétrica em Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas, no Agreste da PB — Foto: Artur Lira/G1Polícia investiga causa da pane elétrica em Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas, no Agreste da PB — Foto: Artur Lira/G1

Polícia investiga causa da pane elétrica em Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas, no Agreste da PB — Foto: Artur Lira/G1

Plano de contingência da Cagepa

O abastecimento de água em Campina Grande começou a ser retomado na última terça-feira (19), quando a cidade foi dividida em duas áreas, conforme o plano de contingenciamento divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na tarde da segunda-feira (18).

“Conseguimos restabelecer parcialmente o funcionamento da estação e, com isso, distribuir algo em torno de 35% da vazão normal. Como a produção é insuficiente, optamos por dividir a cidade em duas áreas”, explicou o presidente da Cagepa.

Ainda assim, moradores relatam problemas no abastecimento e a Cagepa informou que está monitorando as áreas, mas que os horários de início e término do abastecimento sofrem variações, por conta das condições topográficas e da rede hidráulica.

Fonte: G1

Matéria Anterior

Os próximos três recursos que chegarão ao WhatsApp

Próxima Matéria

Temer e Moreira Franco ficarão detidos em unidade prisional da PM no Rio de Janeiro

Próxima Matéria
Temer e Moreira Franco ficarão detidos em unidade prisional da PM no Rio de Janeiro

Temer e Moreira Franco ficarão detidos em unidade prisional da PM no Rio de Janeiro

Discussion about this post

Últimas

Agevisa comemora 23 anos de criação promovendo e protegendo a saúde pública no território paraibano

Agevisa comemora 23 anos de criação promovendo e protegendo a saúde pública no território paraibano

Provas do Enem acontecem nos dias 3 e 10 de novembro

Censo aponta avanços no ensino integral e redução da evasão escolar

Prefeitura e SPU entregam certidões de regularização fundiária para famílias de pescadores da Penha

Expediente em repartições da Capital será facultativo na próxima quinta-feira

Mais Lidas

Tragédia no Cariri: Adolescente de 15 anos morre eletrocutada ao atender celular durante banho

Tragédia no Cariri: Adolescente de 15 anos morre eletrocutada ao atender celular durante banho

Advogada se retrata e revela que mentiu ao tentar desqualificar denúncia de assédio sexual dentro da OAB-PB

Advogada se retrata e revela que mentiu ao tentar desqualificar denúncia de assédio sexual dentro da OAB-PB

Campina Grande decreta calamidade pública após seis dias de desabastecimento de água

Campina Grande decreta calamidade pública após seis dias de desabastecimento de água

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic