A Inglaterra contrariou as expectativas e chegou até as semifinais da Copa do Mundo de 2018. Mais do que isso, recuperou o orgulho da torcida pela seleção. Com um grupo ainda jovem na equipe principal e novos talentos nas categorias de base, as esperanças são grandes para uma campanha ainda melhor daqui a quatro anos, em 2022, no Qatar.
– A realidade é que não sabemos se chegamos ao máximo. Nosso objetivo era construir um sistema de desenvolvimento na base que tivesse progresso no profissional. Queremos ir longe em todas as categorias, porque se você fizer isso, a chance de sucesso é grande. Quando sair o próximo ranking, devemos estar de volta entre as 10 melhores seleções. Acho que estamos fora do top 5, mas somos competitivos contra eles – disse o técnico Gareth Southgate.
A Inglaterra chegou na Rússia com o time mais inexperiente entre os 32 participantes da Copa. Cada jogador tinha, em média, 20 compromissos oficiais pela equipe. A média geral do Mundial era de 34 jogos (como comparação: a do Panamá era a mais alta, com 60). O goleiro Pickford, por exemplo, um dos destaques, completou 10 partidas na derrota por 2 a 0 para a Bélgica. Apenas quatro atletas do grupo estiveram no Brasil, em 2014: Gary Cahill, Phil Jones, Raheem Sterling e Jordan Henderson.
Além disso, o English Team de 2018 teve uma das menores médias de idade do torneio, de aproximadamente 26 anos. Capitão do time e provável artilheiro da Copa do Mundo, o atacante Harry Kane tem só 24 anos. Da “espinha dorsal” da seleção, Maguire e Stones têm 25 e 23, Dele Alli tem 22, e Sterling ainda está com 23 anos. Há margem para evoluir.
– O desenvolvimento nos últimos oito meses foi fantástico. Mas só tivemos uns oito jogos com esse sistema, antes de chegar aqui. Nosso desafio é como desenvolver as nossas forças e esconder as nossas fraquezas. Sabemos onde estamos. Vamos terminar entre as quatro melhores seleções da Copa. No ano passado estávamos entre as 20 melhores do ranking. Há muito espaço para evoluir, os jogadores querem isso e a comissão técnica também – comentou Southgate.
Discussion about this post