• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Esporte

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima

27 de dezembro de 2019
Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Ginástica Artística, O brasileiro Carlos Barretto comemora com o compatriota Arthur Nory no pódio depois de ganhar ouro e prata, respectivamente - Reuters/Susana Vera/Direitos reservados

Ginástica Artística, O brasileiro Carlos Barretto comemora com o compatriota Arthur Nory no pódio depois de ganhar ouro e prata, respectivamente – Reuters/Susana Vera/Direitos reservados

O Time Brasil fez bonito nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), realizados ente entre julho e agosto de 2019. Embora com menor número de atletas – 485 competiram na capital peruana – em relação às últimas três edições do evento, o país terminou na vice-liderança no quadro de medalhas, com 171 (55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que subiram ao pódio 293 vezes. Foi a melhor colocação do Brasil na história do Pan desde a edição de 1963, realizada em São Paulo, quando também ficamos em segundo lugar.

O Pan de LIma reuniru 6.580 atletas de 41 paises das Américas. Foram 19 dias de disputas emocionantes e histórias de superação. Vamos relembrar agora algumas conquistas marcantes da delegação brasileira.

 

MEDALHAS INÉDITAS

Ginástica Artística

A modalidade colecionou 11 medalhas. Na prova individual geral (soma das notas de seis aparelhos) teve dobradinha inédita no pódio, com Caio Souza e Arthur Nory, ouro e a prata respectivamente. Nory ainda faturou outras duas medalhas: ouro por equipes e prata na barra fixa. Em cerimônia de premiação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ele foi eleito o Melhor Atleta do Ano pelo Prêmio Brasil Olímpico.

Outro feito incrível foi o do ginasta Chico Barreto, de 30 anos: ele conquistou três ouros e se tornou o primeiro brasileiro na história a garantir três medalhas douradas na modalidade. Natural de Ribeirão Preto (SP), Chico Barreto venceu as disputas por equipe, na barra fixa e no cavalo com alças – neste último aparelho a medalha também foi inédita para o país.

Vela

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a primeira medalha dourada em Pan-Americanos, na classe 49erFX.  A delegação brasileira também faturou outras duas medalhas de ouro com Patrícia Freitas (classe RS:X) e com a dupla Marco Grael e Gabriel Borges (49er). E não parou por aí: foram mais duas pratas com Bruno Fontes (laser standard) e com o trio Cláudio Bierkarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker (lighting). Tivemos ainda dois bronzes com as duplas Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino e Juliana Duque/Rafael Martins.

Badminton

O carioca Ygor Coelho conquistou a primeira medalha dourada para o Brasil na modalidade após vencer na final individual o canadense Brian Yang por 2 sets a 0. Além do ouro, a equipe brasileira amealhou outras quatro de bronze.

Triatlo

A modalidade foi ouro, com direito a dobradinha verde e amarela no pódio: Luisa Baptista venceu com o tempo de 2h00m55s na corrida, e Vittoria assegurou a prata ao completar a prova em 2h01m27s.

Boxe

A pugilista baiana Bia Ferreira garantiu o ouro inédito na disputa feminina na categoria até 60kg. A nova geração do boxe brasileiro também faturou duas pratas com Keno Machado (87kg) e Jucielen Cerqueira (57kg), além três bronzes com Abner Teixeira (até 81 kg), Flávia Figueiredo (75kg) e Hebert Conceição (65kg).

Patinação Artística

Estreante em Pan-Americanos, Bruna Wurtz, de apenas 18 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Wurtz somou 103.17 pontos, ficando 11.02 pontos à frente da segunda colocada, a argentina Giselle Soler, campeã em Toronto 2015.

Bruna Wurts, patinação artística, medalha de ouro. Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Videna, em Lima, no Peru. Data: 27.07.2019. rededoesporte.gov.br
Bruna Wurts, patinação artística, medalha de ouro. Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Videna, em Lima, no Peru. Data: 27.07.2019. rededoesporte.gov.br – Divulgação Secretaria Especial do esporte

 

ESPORTES ESTREANTES

Surfe

Logo na estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil subiu quatro vezes ao pódio. Chloé Calmon (longboard) e Lena Guimarães (stand-up paddle corrida) faturaram ouros; Vinnicius Martins foi prata (stand-up paddle corrida); e Nicole Pacelli, bronze (stand-up paddle wave).

Nicole, Chloé, Lena e Vinnicius
Nicole, Chloé, Lena e Vinnicius – Alexandre Loureiro/COB

Esqui aquático

Na primeira edição do wakeboard – uma das categorias do esqui aquático – no Pan a brasileira Mariana Nep foi a terceira melhor das Américas e levou bronze. A vencedora foi a argentina Eugênia das Armas e a norte-americana Mary Howell ficou com a prata.

 

DESTAQUES

Taekwondo

O país teve a melhor performance na história da competição. Do total de sete medalhas, duas foram de ouro, com Milena Titoneli (até 67kg) e Edival Pontes (-69kg); outas duas de prata com Ícaro Miguel (até 80kg) e Talisca Reis (até 49 kg); e também três bronzes com Maicon Andrade (+80kg), Paulo Ricardo (até 58kg) e Raiany Fidelis (até 67kg).

Milena Titoneli  (Brasil), medalha de ouro na categoria -67kg do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Callao, em Lima, Peru. Data: 29.07.2019. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Milena Titoneli (Brasil), medalha de ouro na categoria -67kg do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Callao, em Lima, Peru. Data: 29.07.2019. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br – Abelardo Mendes Jr/ rededoesport.gov.br

Basquete

Após 28 anos, a seleção feminina voltou a subir no lugar mais alto do pódio, após derrotar os Estados Unidos na final. Já a seleção masculina, ouro na edição de Toronto 2015, ficou fora do Pan de Lima, pois não conseguiu se classificar para o Pan.

Handebol

A seleção feminina chegou ao hexacampeonato no Pan de Lima após uma campanha invicta. Já a masculina levou o bronze.

Levantamento de peso

Fernando Reis, o Montanha, fez valer o favoritismo e se sagrou tricampeão pan-americano na categoria acima dos 109kg ao levantar 410 quilos.

Tênis de Mesa

Foram sete pódios ao todo (dois ouros, duas pratas e três bronzes). Destaque para Hugo Calderano que faturou o ouro nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, e depois também se sagrou bicampeão individual ao derrotar na final o dominicano Jiaji Wu.  Entre as mulheres, Bruna Takahashi também brilhou: foi prata ao lado de Tsuboi nas duplas mistas, e levou dois bronzes, sendo um no individual e outro nas duplas com Jéssica Yamada.

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi ficam com o ouro do tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos (Alexandre Loureiro/COB
Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi ficam com o ouro do tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos (Alexandre Loureiro/COB – Alexandre Loureiro/COB

Canoagem

A modalidade também registrou a melhor participação a história do Pan: foram oito pódios- cinco ouros e três bronzes. Na canoagem de velocidade, o medalhista olímpico Isaquias Queiroz venceu no C1 1000m; também vieram dois bronzes com Ana Paula Verguz (K1 500m) e Vagner Souta (K1 1000m).

No slalon feminino, Ana Sátila faturou o ouro no C1 e também no K1 Extremo; e no masculino Pepê Gonçalves levou dois ouros (K1 E K1 Extremo);  e Felipe Borges ficou com bronze  (C1).

Felipe Borges, Ana Sátila e Pedro "Pepê" Gonçalves conquistaram medalhas neste domingo nos jogos Pan-americanos.
Felipe Borges, Ana Sátila e Pedro “Pepê” Gonçalves conquistaram medalhas nos jogos Pan-americanos. – DANILOBORGES

Judô

O elenco brasileiro faturou dez medalhas, cinco delas de ouro. As conquistas douradas foram de Larissa Pimenta (52kg), Mayara Aguiar (78kg), Renan Torres (60kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No dia 9 de agosto, a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) também subiu no lugar mais alto do pódio ao ganhar sua primeira medalha dourada em jogos Pan-Americanos. No entanto, onze dias depois, foi flagrada no exame antidoping, realizado no mesmo dia que ganhou o ouro. O resultado deu positivo para a substância fenoterol, presente em medicamentos contra a asma, que têm efeito broncodilatador. O programa antidoping dos Jogos Pan-Americanos de 2019 determinou a perda da medalha. A atleta aguarda julgamento do caso pela Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês).

Atletismo

Número três do ranking mundial, o catarinense Darlan Romani faturou o ouro e ainda quebrou o recorde pan-americano no arremesso de peso ao atingir a marca de 22,07m. Mas quem o viu competindo, nem poderia imaginar o esforço do atleta: Romani quase desistiu da disputa na véspera da prova, ao ser acometido por uma febre alta, consequência de uma infecção na garganta.

Darlan Romani
Darlan Romani – Wagner Carmo/CBA

A delegação de atletismo conquistou ainda outras quatro medalhas douradas nos revezamentos feminino e masculino do 4 x 100m, nos 400m com barreiras (Alison Santos), na maratona de 10km (Ederson Pereira) e nos 3km com obstáculos (Atobeli Santos).  E não parou por aí: o país levou outras cinco medalhas de prata (20km de marcha atlética, lançamento de disco feminino, 100m rasos, 200m e no salto com vara) e quatro bronzes (20km de marcha atlética feminina, lançamento de disco feminino, 100m rasos feminino, e 110m com barreiras masculino) .

Maratona Aquática

Teve dobradinha brasileira no pódio. A multicampeã Ana Marcela Cunha confirmou o favoritismo e faturou o ouro na maratona feminina (10km); o bronze ficou com a gaúcha Viviane Jungblut.

Natação

O Time Brasil fez a melhor campanha das últimas três edições dos Jogos Pan-Americanos ao faturar um total de 30 medalhas em Lima (dez ouros, nove pratas e 11 bronzes), superando a marca de 26 conquistadas nas edições de 2007 e 2015.

A equipe masculina de revezamento 4 x 100m deu show: Marcelo Chierighini, Bruno Fratus, Pedro Henrique Spajari e Breno Correia conquistaram o hexacampeonato na prova, com direito a recorde pan-americano, com o tempo de 3m12s61. Teve também recorde e ouro na prova do 4x200m livre com o quarteto (Luiz Altamir, Fernando Scheffer, João de Lucca e Breno Correia) que completaram o percurso em 7m10s66.

XVIII Jogos Pan-Americanos de Natação - Lima 2019 - final da borboleta de 200m masculino - Centro Aquático, Lima, Peru - 6 de agosto de 2019. Leonardo Gomes De Deus, brasileiro, comemora sua vitória no ouro. REUTERS / Sergio Moraes
XVIII Jogos Pan-Americanos de Natação – Lima 2019 – final da prova 200m borboleta masculino – Centro Aquático, Lima, Peru – 6 de agosto de 2019. Leonardo Gomes De Deus, brasileiro, comemora sua vitória e o ouro. REUTERS / Sergio Moraes – EUTERS / Sergio Moraes/Direitos reservados

Marcelo Chierighini protagonizou um triunfo incrível ao vencer a prova dos 100m livre, com o tempo de 48s09, oito centésimos mais rápido que o segundo colocado, o norte-americano Nathan Adrian, campeão olímpico dos 100m nos Jogos de Londres 2012, e bronze na Rio-2016.

O fundista Guilherme Costa também foi ouro na prova dos 1500m. Ele completou a prova em 15min09seg99, deixando para trás o norte americano Nicholas Sweetser que concluiu a disputa 5seg06 depois do brasileiro.

Nos 50m livre, foram dois ouros, com vitórias de Etiene Medeiros na disputa feminina, e de Bruno Fratus na masculina.

As outras quatro medalhas douradas foram nas provas de revezamento 4x100m medley misto (Guilherme Guido, João Gomes Júnior, Giovanna Diamante e Larissa Oliveira), nos 200m livre (Fernando Scheffer), nos 100m peito (João Gomes Júnior), 200m borboleta (João de Deus).

Matéria Anterior

Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em novembro, informa BC

Próxima Matéria

Negociação com o Junior Barranquilla trava, e Borja pode seguir no Palmeiras em 2020

Próxima Matéria
Negociação com o Junior Barranquilla trava, e Borja pode seguir no Palmeiras em 2020

Negociação com o Junior Barranquilla trava, e Borja pode seguir no Palmeiras em 2020

Discussion about this post

Últimas

Lula aposta na ‘adesão’ de Hugo para aprovar nova proposta de Imposto de Renda

Hugo Motta negociou acordo com Lula e STF sobre anistia, mas articulação exclui Bolsonaro e outros líderes

Projeto cria alternativa de financiamento de hospitais filantrópicos e unidades de saúde com participação da iniciativa privada

Wamberto Ulysses destaca firmeza política e atuação parlamentar em entrevista ao programa 360 Graus

Vereador denuncia esquema do lixo em Santa Rita

Vereador denuncia esquema do lixo em Santa Rita

Mais Lidas

Aguinaldo Ribeiro confirma para 6 de junho apresentação do texto da reforma tributária

Aguinaldo enxerga Lucas como ‘candidato natural’, mas reconhece que João pode ficar no governo e ‘abençoar’ Cícero

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Câmara é notificada de decisão do TJ que suspende eficácia de parte da Lei da Emenda Impositiva

Justiça altera horários de funcionamento; saiba o que muda

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic