Cotidiano

Vice-presidente da Anoreg-BR conclama cartórios da PB a se habilitarem a Prêmio de Qualidade Total

15 de maio de 2019

Com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) lançou a 15ª edição do Prêmio de Qualidade Total (PQTA 2019).

 “O Prêmio foi uma iniciativa que visou, basicamente, o aprimoramento e o desenvolvimento das técnicas utilizadas nos cartórios”, lembra o vice-presidente da Anoreg Brasil e presidente da Anoreg-PB, Germano Carvalho Toscano de Brito.

Ele está conclamando os tabeliães da Paraíba a se habilitarem ao Prêmio de Qualidade Total (PQTA-2019) para o bem do seu próprio serviço e o desenvolvimento tecnológico de sua atividade. “Se quiserem transformar o serviço de vocês em um serviço de ouro e diamante, a grande oportunidade é o PQTA”, alerta.

Nesta edição, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR reconhecerá as melhores práticas no requisito Gestão da Inovação para a Premiação Destaque 2019.  Independente da premiação central, a condecoração é uma iniciativa da comissão organizadora do certame no intuito de evidenciar o cartório com as melhores ações em um determinado requisito.

Premiação destaque

“Nos últimos anos, o PQTA vem conferindo Premiação Destaque para os cartórios que demonstrem a adoção de práticas inovadoras em determinado requisito. Neste ano, o Prêmio Destaque será para Gestão da Inovação”, explica a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

Segundo o regulamento do PQTA 2019, o requisito Gestão da Inovação irá avaliar a eficiência da serventia – conjugação de rapidez, qualidade e efetividade na prestação dos serviços; o ineditismo – conjugação de simplicidade, criatividade e praticidade, com uso inusitado dos recursos disponíveis para melhorar e/ou aperfeiçoar o processo de gestão, implementação e no desenvolvimento dos serviços; e o efeito multiplicador – conjugação da capacidade de disseminar uma boa prática que proporcione impacto positivo para a classe notarial e registral na sociedade. A boa prática deve ter como destinatário o usuário externo e seu grau de satisfação.

Sobre o PQTA

Instituído em 2005, o PQTA busca fomentar entre notários e registradores a ideia de que um atendimento de qualidade e uma gestão eficiente são essenciais não apenas para a melhoria do ambiente de trabalho de notários e registradores, mas também, como forma de aumentar a satisfação dos usuários e gerar bons frutos para o setor.

A 14ª edição do Prêmio – entregue em novembro de 2018 – bateu recorde no número de inscritos: foram 201 cartórios de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal – um aumento de 55% em relação a 2017. No comparativo entre as últimas sete edições, os números são ainda mais significantes: de 2012 a 2018 houve um crescimento de mais de 300% no número de inscritos: de 43 para 201 cartórios.

Recorde em número de premiados

O PQTA 2018 também bateu recorde no número de premiados, com 181 cartórios sendo reconhecidos. Com 36 unidades, o Estado de São Paulo foi o recordista de serventias premiadas, ganhando ainda o destaque de Estado com o maior número de inscritos. Na sequência, vieram os Estados de Goiás, com 27 representantes, Mato Grosso, com 26 serventias ganhadoras, e Santa Catarina, com 16.

As inscrições para a 15ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR se encerrarão às 18h do próximo dia 14 de junho. A cerimônia de entrega da premiação será realizada durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro na cidade de Aracaju, em Sergipe.