Cotidiano

Unidades de Saúde da Família promovem atividades de incentivo ao aleitamento materno

13 de agosto de 2019

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família (USF) de João Pessoa estão promovendo atividades em alusão à Campanha Agosto Dourado, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno. Cada distrito sanitário da Capital realizará um ‘Dia D”, que acontecerá a partir desta terça-feira (13) até a sexta-feira (16).

Em cada uma das unidades haverá ações de orientação sobre a importância do aleitamento materno como atividades educativas, palestras e rodas de conversa envolvendo mães, pais e familiares. Durante as ações, também será incentivada a doação de leite e de frascos de vidro para o armazenamento de leite humano.

“Procuramos utilizar uma abordagem inclusiva, fundamental para criar um ambiente propício e permitir às mães amamentarem de forma otimizada”, explicou Amanda Romera, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta terça-feira (13), a ação acontece na USF Mudança de Vida (Distrito Sanitário I); na quarta-feira (14) as atividades serão na USF Saúde e Vida (Distrito Sanitário I) e USF Paratibe II (Distrito Sanitário III); já na quinta-feira (15) a programação será na USF Varadouro I e II (Distrito Sanitário IV); e na sexta-feira (16) acontece na USF Timbó II (Distrito Sanitário V).

Outras atividades – O Banco de Leite Zilda Arns também está promovendo uma série de atividades educativas em alusão à Campanha Agosto Dourado. A programação segue até o dia 31 de agosto e será encerrada com contação de história e um ‘mamaço’ no Parque Solon de Lucena (Novo Parque da Lagoa), a partir das 16h.

Doação de leite materno – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214-1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República, a Lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

Secom\JP