Sine-PB atende mais de 80 mil profissionais nos 17 postos instalados no Estado

Mais de 80 mil profissionais foram atendidos nos 17 postos do Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), instalados em todo estado – destes um foi implantado no município de Princesa Isabel, em 2025. As ações desenvolvidas pelo Sine-PB fazem parte da política pública de inclusão social do Governo da Paraíba na promoção e no incentivo à empregabilidade. Nesta primeira semana de atividades, foram ofertadas 360 vagas de emprego distribuídas em nove municípios paraibanos.

O Sine-PB é um programa de Trabalho, Emprego e Renda operacionalizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que busca promover a oferta de trabalho para profissionais em todas as áreas, um espaço que proporciona para a população os serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional e orientação profissional. No ano passado, 5.977 novos trabalhadores se inscreveram e passaram a fazer parte do banco do órgão.

Na dinâmica operacional da intermediação de mão de obra – com orientação e triagem do perfil profissional dos trabalhadores – 25.166 profissionais foram encaminhados ao mercado de trabalho, num universo de 15.314 vagas ofertadas.

Ainda foram registrados 12.911 requerentes do Seguro-Desemprego e ofertados 35 cursos gratuitos de qualificação profissional, com 64 encaminhamentos em parceria com o Senai Bayeux e Senac (Escola De Hotelaria E Gastronomia).

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, ressaltou a importância e o compromisso do Governo da Paraíba com o serviço. “Realizamos diversas atividades proporcionando dignidade e inclusão social através do acesso ao trabalho. A geração de emprego continua a ser uma prioridade para o Governo do Estado, transformando vidas e promovendo desenvolvimento econômico. Esse é nosso principal objetivo, dar caminhos e alternativas para as pessoas trilharem seus próprios caminhos por meio do trabalho”.

Para o gerente executivo de Trabalho, Emprego e Renda do Sine-PB, Flávio Costa Araújo, 2025 foi um ano de bons resultados. “A oferta das milhares de vagas de emprego em diversos municípios mostra que o papel do Sine é essencial em um contexto onde o acesso ao mercado de trabalho formal ainda é um desafio para muitos jovens, profissionais com pouca qualificação e pessoas que retornam da informalidade. Ele é uma porta de entrada para o mercado de trabalho formal, um agente de inclusão, qualificação e uma ferramenta pública essencial para reduzir o desemprego e promover desenvolvimento socioeconômico na Paraíba”, finalizou.

O Sistema atua em várias frentes como na qualificação profissional, oficinas, visitas técnicas, eventos de empregabilidade, ações itinerantes, parcerias com instituições de ensino e empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. 

Compartilhe: