Cotidiano

Samu-JP faz treinamento para resgate em acidentes de múltiplas vítimas no Parque da Lagoa; Semob bloqueia cruzamentos de acesso

06 de dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), realiza neste sábado (7) um treinamento com simulação realística de acidentes de múltiplas vítimas. A atividade acontece das 7h às 10h, no Parque da Lagoa. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai bloquear alguns cruzamentos de acesso ao Parque da Lagoa, com desvios e controle do fluxo de veículos no anel viário.

O treinamento é voltado a profissionais que atuam com atendimento de urgência e emergência na Capital como Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, profissionais de hospitais que atuam com “porta aberta” e Semob-JP. Para o Samu, foi definida a participação na área de triagem, tratamento e remoção de vítimas.

De acordo com o profissional do apoio técnico-administrativo do Samu-JP, Allyson Adriano, a intenção é treinar os diversos órgãos envolvidos em resgate e salvamento para situações com múltiplas vítimas, para que todos possam seguir a mesma linha de atuação em determinadas situações e assim criar um plano de contingência para o município de João Pessoa.

“É um treinamento dinâmico e complexo, que exige dos serviços de urgência organização, planejamento, recursos e qualificação dos seus profissionais para o gerenciamento de suas crises”, explica Allyson Adriano.

Aproximadamente 250 profissionais estarão participando do treinamento, que contará com pelo menos 25 profissionais do Samu, 23 vítimas (figurantes) e 40 bombeiros.

O treinamento é uma realização do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu-JP e acontece em parceria com Corpo de Bombeiros Militar e Civil – Emergency, Guarda Municipal, Polícia Militar, Semob, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Educação, hospitais Municipais e Hospital da Unimed, Hospital Residencial e Hospital Nossa Senhora das Neves.

Bloqueios – A Semob vai fazer o isolamento da área para a montagem do cenário e agentes de mobilidade serão designados para monitorar as interdições e os desvios, orientando condutores que transitam no local.

Haverá cinco bloqueios:
Rua Parque Solon Lucena x Rua Diogo Velho;
Av. Dom Pedro II x Rua Rodrigues de Carvalho;
Av. Camilo de Holanda x Av. Princesa Isabel;
Av. Pres. Getúlio Vargas x Av. Princesa Isabel;
Av. Getúlio Vargas x Av. Euripedes Tavares.