A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta segunda-feira (29), uma ação de serviços e cidadania para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A programação está focada numa ação gratuita de autocuidado aos usuários. O evento será das 9h30 às 13h, na Casa Amarela, nº 216, localizada no Parque Solon de Lucena – Lagoa, Centro da Capital.
“É um dia de extrema importância para darmos visibilidade e atenção para essa parcela da população extremamente marginalizada pela sociedade brasileira”, ressalta o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Geraldo Filho. “A situação desse grupo é tão crítica que a expectativa média de vida é de 35 anos. Então, o Dia Nacional da Visibilidade Trans vem para conscientizar as pessoas sobre essas particularidades da população trans”, acrescenta.
O evento vai oferecer um dia de autocuidado para os usuários que frequentam a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial. “Vamos receber três cabeleireiros e dois designers de sobrancelhas para cuidar da aparência física do público que acolhemos, uma forma de proporcionar bem-estar a essas pessoas. Será um momento de celebrar a data conosco”, explicou Geraldo Filho.
Haverá, ainda, distribuição de kits de higiene e momentos de fala interativa sobre o Dia da Visibilidade Trans entre os usuários. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será parceira do evento com a oferta dos serviços de auriculoterapia, aferição de pressão e teste de glicemia. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) estará com a equipe fazendo a inscrição e atualização do cadastro no Bolsa Família.
O evento também tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Defensoria Pública, que irá oferecer serviço de retificação de nome e gênero.
Esse dia de celebração será animado pelo som do DJ Cris L e apresentações culturais de Luna Tempestade e Ysla Rodrigues.
Discussion about this post