O programa Opera Paraíba – iniciativa do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera da população por procedimentos cirúrgicos – está realizando 168 cirurgias oftalmológicas, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), no Hospital Regional Wenceslau Lopes, unidade hospitalar da rede estadual em Piancó. Durante dois dias, pacientes de 18 municípios do Vale do Piancó e Alto Sertão serão atendidos com cirurgias de catarata, com o objetivo de melhorar a visão e trazer autonomia e qualidade de vida aos paraibanos.
Colocar a linha na agulha, ler um livro, andar na rua sem ter medo de tropeçar e voltar a dirigir, poder cuidar dos afazeres domésticos e simplesmente enxergar o rosto das pessoas do outro lado da rua. São pequenos desejos que fazem uma grande diferença no cotidiano de pessoas que precisam de uma cirurgia oftalmológica para o tratamento da catarata. Como é o caso de dona Maria das Graças Batista, de 63 anos, moradora do município de Patos, que há algum tempo não consegue mais fazer suas costuras. “Eu não consigo mais colocar a linha na agulha e fazer minhas costuras de casa, nem coisas simples. E não tinha condições de fazer essa cirurgia particular. Esse programa é muito bom, porque ele atende pessoas que não podem pagar por uma cirurgia como essa, mas que precisam da sua vista de volta. Eu não vejo a hora de poder costurar novamente”, comemora Maria das Graças.
O vigilante noturno Geraldo Gregório de Andrade, de 60 anos, morador do município de Coremas, comemora a oportunidade de ser contemplado pelo programa e já sonha com a cirurgia do segundo olho, com o desejo de poder voltar a enxergar melhor. “Eu sinto como se tivesse uma faísca no olho, não enxergo direito, tenho dificuldades para andar, sinto tontura. Aproveitei a oportunidade para fazer essa cirurgia e já espero poder voltar aqui para fazer do outro olho também. Quero poder enxergar direito, poder ler um livro e trabalhar”, relatou o vigilante.
Para o diretor-geral Andryw Matheus, o Programa Opera Paraíba tem cumprido o seu papel diminuindo a fila de cirurgias eletivas e interiorizando a saúde no Estado. “É um compromisso do Governo do Estado que, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vem mudando a vida dos paraibanos, devolvendo a autonomia para realizar tarefas simples do dia a dia e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.
Para participar do programa, o encaminhamento é feito via Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que organiza a fila para realização dos procedimentos e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo. A população também pode se cadastrar por meio do site: operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.
Discussion about this post