• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Cotidiano

Evento da Agevisa sobre segurança do paciente reúne mais de 1000 pessoas no canal do Youtube da SES/PB

20 de setembro de 2021
Evento da Agevisa sobre segurança do paciente reúne mais de 1000 pessoas no canal do Youtube da SES/PB

O encontro sobre segurança do paciente promovido pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária reuniu mais de mil pessoas no canal do Youtube da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), com acesso através do link https://www.youtube.com/c/SaudepbgovSES/featured. Com público formado por profissionais de saúde e demais interessados em discutir temas relativos aos cuidados com as mães e à segurança dos recém-nascidos, o evento se inseriu na Campanha “Setembro Laranja” –dedicada à intensificação dos debates em torno de estratégias capazes de reduzir riscos e garantir eficiência na atenção à saúde nos serviços públicos, privados e filantrópicos em todo o mundo.

 

Apresentado e mediado pela coordenadora estadual de Segurança do Paciente, Vivian de Oliveira Lopes, o evento foi realizado durante toda a manhã e tarde de 17 de setembro (sexta-feira), data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Segurança do Paciente. Os trabalhos foram abertos pelo diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, e pela secretária executiva da Saúde do Estado, Renata Nóbrega, que ressaltaram o compromisso do Governo da Paraíba de promover e defender a saúde coletiva de forma eficiente e baseada no comprometimento de todos os segmentos e agentes envolvidos.

 

Gravidez e parto seguros – Anteriormente à abertura oficial dos trabalhos, Vívian Lopes fez um breve relato sobre o alto índice de mortalidade diária de mulheres vítimas de causas relacionadas à gravidez e ao parto, especialmente por complicações como hemorragias, infecções, abortos inseguros, eclampsia e parto obstruído, e sobre a média anual de dois milhões de bebês nascidos mortos, com mais de 40% dos óbitos ocorridos durante o trabalho de parto, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

 

Ela informou que, em face da gravidade do problema, a OMS elegeu o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro” para ser debatido com mais intensidade durante a edição de 2021 da Campanha Mundial pela Segurança do Paciente, que traz o slogan “Aja agora para um Parto Seguro e Respeitoso”, e explicou que a mobilização neste ano tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância, não somente dos cuidados pré-natais, mas do cuidado que deve marcar todo o processo da reprodução humana, desde a concepção até o período pós-parto.

 

“No âmbito da Vigilância Sanitária da Paraíba, as atividades versam sobre a ‘Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente’ e, em especial, sobre o impacto da pandemia da Covid-19 sobre as gestantes, as puérperas e os neonatos no Brasil”, acrescentou.

 

Parceria – Considerando muito oportuna a ênfase dada ao tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro” na edição 2021 da Campanha Mundial pela Segurança do Paciente, a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, iniciou sua fala destacando a importância da Agevisa para a organização e bom funcionamento dos serviços de saúde, como também para o acompanhamento e monitoramento das ações de Vigilância Sanitária em toda a Paraíba, e ressaltando a presença forte do Governo do Estado no enfrentamento à situação da mortalidade materno-infantil, com investimentos na reestruturação dos serviços de maternidade e na busca de qualidade para melhorar a assistência às mães e aos seus bebês.

 

Renata Nóbrega também destacou a relação hoje existente entre os serviços de saúde e a Vigilância Sanitária estadual, que deixou de ser vista apenas pelo seu papel fiscalizador e passou a ser encarada como importante parceira na busca pela redução dos riscos e pela melhoria da qualidade de assistência à saúde, sendo, inclusive, responsável pela coordenação e acompanhamento das ações voltadas para a segurança do paciente no âmbito do território paraibano.

 

A secretária disse ser importante que os profissionais compreendam que o papel da Vigilância Sanitária está diretamente ligado a ações que buscam reduzir riscos, promover e preservar a saúde coletiva e garantir a segurança do paciente nos serviços de assistência à saúde. “É importante a Vigilância Sanitária protagonizar esse papel, porque normalmente se identifica nela apenas o lado fiscalizador; só para fazer autuação nos serviços de saúde. E, neste momento, nós estamos abrindo o diálogo e mostrando que queremos construir juntos”, enfatizou.

 

Ações conjuntas – Em sua saudação aos participantes do encontro sobre segurança do paciente, o diretor Geraldo Moreira afirmou que na Agevisa/PB acabou-se o tempo de “punir por punir”. Ele disse que, respeitada a sua responsabilidade regulatória, a Vigilância Sanitária estadual se coloca como parceira da sociedade no sentido de contribuir para que seus produtos e serviços sejam postos à disposição da população com observância à legislação sanitária e respeito à saúde das pessoas.

 

“Entendemos que é possível fazer com que os empreendimentos se adequem às exigências sanitárias de forma dialogada, identificando as inconformidades e buscando as soluções para que o direito à saúde por parte da população seja sempre respeitado e preservado. Nesse sentido, estamos sempre dispostos a colaborar, com nossos conhecimentos, para que haja regularidade sanitária nas relações de consumo e de serviços, e isso inclui as unidades de saúde, das quais nos colocamos como parceiros na busca pela redução dos riscos e pela melhoria da qualidade da assistência à saúde da população”, observou.

 

Ressaltando a importância do encontro promovido pela Agevisa para a troca de ideias e definição de novas estratégias para melhorar a atenção à saúde no Estado, Geraldo Moreira aproveitou para destacar o empenho da atual administração estadual para garantir uma assistência de qualidade à saúde coletiva.

Nesse projeto, o diretor da Agevisa destacou a transformação da Unidade 01 da Maternidade Frei Damião, localizada no bairro de Cruz das Armas, em Hospital da Mulher – nova instituição de saúde que, conforme observou, “será altamente capacitada a desenvolver todo um atendimento de qualidade, desde o parto até outras formas de tratamento que a saúde da mulher necessita”.

 

Palestra e projetos – Após a abertura oficial do evento, a médica ginecologista e obstetra Andréa Correia Nóbrega de Sá proferiu palestra sobre o tema “Estratégias de monitorização da vitalidade materna e fetal na redução da morbimortalidade materna e neonatal”. Na sequência, foram realizadas palestras expositivas e entrevistas com representantes de serviços de saúde com experiências voltadas à promoção do parto seguro e à preservação da vida das mães e dos seus bebês.

 

Os temas versaram sobre os seguintes assuntos: “Cuidado Neonatal para a Neuroproteção”, apresentado pela coordenadora da Unidade de Neonatologia do Instituto Cândida Cargas, Juliana Araújo; “Alta Qualificada”, apresentado pela coordenadora de Obstetrícia do Hospital Regional de Sousa, Kelma Dantas; “Fisiomãe”, realizado na Maternidade Deodato Cartaxo e apresentado pelo coordenador de Físioterapia do Hospital Regional de Cajazeiras, Jefferson Rocha; “Guardiões da Obstetrícia”, apresentado pela coordenadora do Departamento de Práticas Assistenciais do Hospital Geral da Paraíba – HapVida, Carolina Cunha Lima; “Tripla Checagem”, apresentado pelo coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade de Patos Dr. Peregrino Filho, Márcio Lima; “Hora do Colinho”, apresentado pela enfermeira Mariluce Ribeiro de Sá, da Maternidade Frei Damião, e Lista Mestra”, apresentado pela enfermeira da UTI Neonatal da Unimed, Vanessa Lopes Vieira.

Matéria Anterior

Polícia prende em PE homem responsável por organização criminosa que agia na região de Itabaiana

Próxima Matéria

Em nota, João Azevêdo e mais 19 governadores desmentem Bolsonaro e afirmam que não aumentaram ICMS da gasolina

Próxima Matéria
João Azevêdo autoriza obras de travessia urbana de 13 municípios e de pavimentação em Itabaiana, Salgado de São Felix e Bonito de Santa Fé

Em nota, João Azevêdo e mais 19 governadores desmentem Bolsonaro e afirmam que não aumentaram ICMS da gasolina

Discussion about this post

Últimas

ALERTA VEMELHO: Brasil tem oito casos suspeitos de varíola dos macacos

ALERTA VEMELHO: Brasil tem oito casos suspeitos de varíola dos macacos

Mutirão termina nesta 4ª e 9 mil servidores ainda não atualizaram cadastro

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo nos dias de Corpus Christi e São João

Lula fala ao país após anulação de processos da Lava Jato; acompanhe ao vivo

Lula faz ‘mea culpa’ por erros de governos petistas e diz que é preciso “pedir desculpas”

Mais Lidas

Vereador toma café com Veneziano, almoça com João, janta com Pedro e só falta lanchar com Nilvan em Campina Grande

Vereador toma café com Veneziano, almoça com João, janta com Pedro e só falta lanchar com Nilvan em Campina Grande

Exclusivo: Bolsonaro contraria institutos de pesquisas, avança nas redes sociais e amplia relacionamento direto com brasileiros

Bolsonaro reage e avisa ao STF que pode não mais cumprir decisão da Corte

Nesta quarta-feira: Escolinhas da Vila Olímpica iniciam as matrículas

Nesta quarta-feira: Escolinhas da Vila Olímpica iniciam as matrículas

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic