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Home Cotidiano

Especialista em vendas dá dicas de como vender mais na Black Friday

11 de novembro de 2024
Especialista em vendas dá dicas de como vender mais na Black Friday

Segundo Alberto Marinho, apenas preço baixo não é garantia de sucesso


Com a proximidade da Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro (29), o comércio tem razões para estar otimista: Cerca de 85% dos brasileiros planejam aproveitar as promoções e 27% pretendem gastar até R$ 2 mil em compras, segundo o Panorama do Consumo Black Friday 2024. No entanto, as empresas do varejo e do comércio não devem contar apenas com o mercado aquecido, mas montar uma boa estratégia para melhorar seus resultados de vendas.

Em meio a tantas ofertas, a comunicação é uma ferramenta importante para se destacar entre os competidores. Segundo Alberto Marinho, especialista em vendas e diretor da K.L.A. João Pessoa, as vendas são o resultado da construção de um relacionamento e os consumidores antigos devem ser muito valorizados.

“O time deve ser preparado para abordar os clientes de longa data, olhar o sistema de CRM e ligar para pessoas que compraram no início do ano ou no último ano, informar sobre as ofertas e deixar claro que eles estão sendo avisados em primeira mão,” explica Alberto.

Embora os consumidores busquem grandes ofertas, o empreendedor deve ter em mente que a estratégia de vendas deve ir além. “Pensar em vender apenas baixando o preço trará resultados negativos. O valor é um chamariz, mas o melhor trunfo para reter clientes é o pós-vendas. O cliente vem atraído pela Black Friday, mas a marca precisa convencê-lo que o time de vendas tem muito mais para entregar,” acrescenta o especialista em vendas.

Alberto Marinho destaca que um dos erros mais comuns são vendedores que ficam limitados na questão do preço e focam apenas na venda única. “Se o cliente veio comprar um equipamento, o vendedor deve pensar em que acessório pode vender para ele. O objetivo é vender o item a mais para cada cliente que compra na Black Friday. Focar apenas no que o cliente quer comprar não dá lucro.”

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