Casados há 12 anos, os publicitários Lana Oliveira e Thibério Cezar, resolveram apostar no empreendedorismo como forma de obterem juntos um importante crescimento profissional, ter mais tempo compartilhado e melhorar a renda da família. A história dos dois teve início quando eles se conheceram em um cursinho pré-vestibular, em seguida, passaram cinco anos namorando e depois resolveram celebrar o amor através do casamento. Antes de abrir um e-commerce, ela trabalhou por mais de dez anos no serviço público e ele era sócio em uma empresa de marketing.
Há três anos, Lana saiu do emprego e decidiu investir toda a economia que tinha guardado para seu sustento, na realização do seu sonho: ter seu próprio negócio. Com as informações que possuía sobre empreendedorismo e após alguns cursos, nasceu a Ark Concept, empresa voltada à comercialização de produtos para a decoração do lar. Meses depois, Thibério decidiu sair da antiga sociedade para se dedicar integralmente a empresa da esposa. Ele entendeu que usando o seu conhecimento em marketing, design e empreendedorismo poderia ajudar a Ark a crescer. Atualmente, com três anos no mercado, a empresa já alcançou credibilidade e vende produtos como mantas, almofadas e redes, para todo o Brasil. “Temos a mesma formação: somos publicitários e bem parecidos quando o assunto é criar. Estamos o tempo todo pensando em novas ideias. Thibério também é designer e me identifico muito com a linha de criação dele. Juntou a minha expertise na área de comunicação, então deu muito certo”, afirmou Lana.
Unir a vida profissional com a pessoal tem seus pontos positivos, como a facilidade no relacionamento e maior grau de empatia entre o casal, porém também pode trazer conflitos. Em alguns casos, há divergências na hora de dividir as responsabilidades de cada um, além de haver dificuldades para deixar de falar do trabalho, mesmo estando no ambiente do lar. Por isso, se faz essencial equilibrar a convivência pessoal e profissional. Para evitar estes problemas, Lana explica que o casal faz de tudo para deixar a caminhada mais leve. “Dividimos muito bem as tarefas e cada um sabe o que fazer. Tem coisas que são de responsabilidade dele e tem coisas que ficam comigo. Acho que esse equilíbrio é fundamental para o bom andamento do negócio e também do nosso relacionamento. Quando tem algum momento tenso na empresa, procuramos dialogar e respeitar as decisões de ambas as partes”, frisou.
“Quando estamos sobrecarregados, procuramos viajar, passear com a nossa filha, Aurora, fazer uma reunião fora, tomar um bom café em alguma cafeteria boa da cidade e assim a gente vai equilibrando a vida pessoal e também os negócios”, complementou Thibério.
Na rotina diária de uma empresa como a Ark Concept é necessário organização, disciplina e dedicação na busca pelo desenvolvimento do empreendimento. Neste contexto, Thibério executa tudo o que é relacionado ao e-commerce desenvolvendo produtos, artes e também a logística com os pedidos dos clientes e ainda a logística da compra de produtos com fornecedores. Já Lana tem um olhar muito aguçado para a organização tanto da estrutura da loja, para que tudo esteja arrumado e cada produto bem exposto, quanto o setor financeiro, cuidando de todos os pagamentos existentes. Toda a parte de comunicação da Ark também fica com Lana, por exemplo, a criação de conteúdo que vai para as redes sociais.
Empreender com o cônjuge não é uma tarefa simples, mas pode ser algo promissor e satisfatório desde que haja muito diálogo, definição de tarefas a serem cumpridas, respeito às habilidades de cada indivíduo e estabelecimento de limites entre a vida pessoal e profissional. É dessa forma que a parceria entre Lana e Thibério vem dando certo. Em apenas três anos de empresa, o casal já triplicou a renda familiar e, futuramente, pretende ir mais longe, com a abertura de uma Casa Conceito, ambiente que vai servir de estoque dos produtos, cenário para fotos e também para receber clientes. Diariamente eles superam problemas juntos, dialogam, compartilham conquistas e fortalecem ainda mais os laços que os unem no amor e na empresa.
Discussion about this post