O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana se reuniu, nesta sexta-feira (23), e definiu os novos valores das tarifas do transporte coletivo de João Pessoa. A partir deste domingo (25), a passagem nos ônibus convencionais passará a ser R$ 5,45, enquanto o serviço opcional “Geladinho” terá tarifa de R$ 6,05.
De acordo com o conselho, a medida segue critérios técnicos e tem como objetivo manter a sustentabilidade e o equilíbrio econômico do sistema de transporte coletivo. A decisão será submetida ao Poder Executivo.
Reajuste
O reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano em João Pessoa em janeiro como data-base e segue critérios técnicos definidos pelo sistema. O cálculo considera exclusivamente custos comprovados por meio de notas fiscais, como despesas com combustível, frota, peças, manutenção e salários dos trabalhadores.
O setor também aponta que, mesmo com a redução de 50% do ISS em João Pessoa, a carga tributária ainda é considerada elevada em comparação a outras capitais brasileiras, das quais 14 adotam isenção total do imposto sobre o transporte coletivo. Além disso, o sistema enfrenta uma queda significativa na demanda: em 2025, o número de passageiros transportados foi 17,3% menor do que em 2019, período anterior à pandemia, o que impacta diretamente a sustentabilidade do serviço na capital.
“ Até o momento, outros 49 sistemas de transporte coletivo já anunciaram reajuste tarifário. Entre as capitais, os reajustes médios foram de 8,95%, assim, João Pessoa adota um percentual bem abaixo da média nacional. É importante destacar que mantemos o nosso compromisso de renovação da frota e, nos próximos meses, já poderemos anunciar investimentos em novos ônibus para a melhoria contínua do serviço à população ”, colocou Isaac Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.
MaisPB




