A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), está realizando, nesta segunda (29) e terça-feira (30), em Patos, a IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba para os municípios da 3ª Macrorregião. O evento tem como tema “Democracia, trabalho, e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, e visa discutir a educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho. O evento está acontecendo o dia todo, na Unifip.
De acordo com a chefe do Núcleo de Gestão do Trabalho da SES, Kercya Vieira, a conferência das macrorregionais traz a importância e valorização dos trabalhadores que constroem o SUS. “Com o objetivo de discutir e construir propostas de forma participativa, em níveis Estadual e Federal, com os diversos atores, gestão, prestadores, servidores e usuários, o evento dá visibilidade e reconhece os diversos trabalhadores da saúde, a sua luta, os seus direitos para realizarem seu trabalho atendendo às necessidades da população usuária”, disse.
Durante o evento, foram discutidos três eixos: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A chefe do Núcleo de Formação Profissional da ESP, Cylene Nóbrega, informou que, além desse evento, serão realizadas oficinas para consolidar as propostas discutidas na Conferência, que tem como foco principal o usuário do SUS. “A partir do momento que capacitamos, formamos e refletimos sobre o processo de trabalho junto com os trabalhadores de saúde, melhoram as condições de trabalho, a gestão e, com isso, quem mais ganha é o usuário”, afirmou.
O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba (PEGTES) é um instrumento estratégico que visa reestruturar e fortalecer os aspectos fundamentais da gestão do trabalho e da educação na área da saúde. O Plano possui objetivos específicos, como estruturar uma política estadual integrativa de gestão do trabalho e da educação na saúde, reestruturar processos de trabalho incipientes na gestão do trabalho na Paraíba e fomentar apoio técnico para implementação da educação na saúde.
Durante o evento, na cidade de Patos, estão representando o Conselho Estadual de Saúde (CES), o conselheiro Pedro Paulo e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Gerssihane Fernandes. São dois dias de diálogos, com formação de propostas para serem levadas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde. Nos dias 16 e 17 foi realizada a “IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba” em João Pessoa, para a 1ª Macro; e nos dias 23 e 24, em Campina Grande, para os municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.
Discussion about this post