Cotidiano

Centro Dia Microcefalia realiza reunião e apresenta serviço às famílias que usam a unidade

13 de julho de 2019

Com o intuito de apresentar o serviço, os profissionais e o funcionamento do Centro Dia Microcefalia, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou na tarde desta sexta-feira (12), uma reunião com as mais de 40 famílias das crianças com microcefalia em decorrência do zika vírus. O evento aconteceu no Centro Dia Microcefalia, localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, no bairro Pedro Gondim.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, destacou o trabalho realizado pela PMJP para garantir mais qualidade de vida para os familiares e as crianças com microcefalia. “Esse é um instrumento importante para a população que visa trazer um melhor atendimento especializado para essas crianças com profissionais preparados para receber as pessoas. É neste espaço que as crianças vão também ter alimentação e muito cuidado”, explicou.

Com uma filha de 11 meses que tem microcefalia, Maria das Graças contou o desafio de ter uma criança com deficiência, mas ficou feliz em ter o acompanhamento dos profissionais da PMJP. “Com essa apresentação que a equipe fez para gente, podemos ver como será realizado o procedimento no atendimento dos nossos filhos. Eu realmente fico emocionada que Maria Alice, minha filha, possa estar vindo para esse espaço, pois aqui ela será acompanhada por tantas profissionais de qualidade. Não é fácil o dia a dia cuidando dela, pois requer bastante atenção e aqui ela terá toda atenção, para nos auxiliar”, disse.

Com o olhar bem atencioso para a apresentação dos profissionais e do serviço do Centro, a mãe da pequena Alice Vitória, de 2 anos, a dona de casa Kilma da Costa, disse que é por meio do atendimento realizado pelo Centro que sua filha terá ainda mais atenção e oportunidade de conviver com mais crianças. “Aqui é uma extensão da minha casa, pois minha filha terá os mesmos cuidados que tem comigo. Além disso, ela vai ter conhecer novas crianças e criar vínculos”, contou.

A unidade faz parte dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e visa fortalecer vínculos e ampliar a função protetiva das famílias, com promoção de sua inclusão, respeito pelo desenvolvimento das suas capacidades, preservando sua identidade e de participação na perspectiva da visão coletiva do enfretamento de barreiras que impedem a igualdade de oportunidade. A prioridade de atendimento no local é para as crianças de 0 a 6 anos com microcefalia ou deficiência associadas ao Zika Vírus e suas famílias.

Um dos serviços oferecidos pelo Centro é apoiar na ingestão assistida de alimentos, na higiene e nos cuidados pessoais, criar atividades de convivência, fortalecimento de vínculos e cuidados nos espaços físicos do Centro. “É de extrema relevância esse contato para o fortalecimento do vínculo familiar com promoção da inclusão e o apoio às crianças e toda família. Mostrando que o Centro Dia da Microcefalia de João Pessoa está sempre de portas abertas e de prontidão para acolher de forma afetiva e efetiva”, disse a coordenadora do espaço, Renata Cavalcante.

O Centro Dia Microcefalia conta com profissionais das áreas assistência social, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, nutrição, entre outros. Além disso, o espaço conta com auxiliar administrativo, cozinheiros, cuidadores sociais, auxiliares de cuidadores, auxiliar de limpeza e vigilância.