• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Cotidiano

Capoeirista paraibano fará palestra em Portugal e Itália sobre seu livro Mestre Bimba: o Sonho de Salomão

25 de outubro de 2023
Capoeirista paraibano fará palestra em Portugal e Itália sobre seu livro Mestre Bimba: o Sonho de Salomão
“Mestre Bimba: O sonho de Salomão”, de João Paulo de Araújo Pereira (João Pitoco), terá lançamento internacional em Guimarães (Portugal) e Roma (Itália) e será tema de palestra respectivamente nos eventos “Viva Seu Bimba” e “Na Cadência de Bimba”
A obra é fruto de uma extensa pesquisa historiográfica repleta de fontes primárias e oferece inúmeros materiais inéditos. Destes, um se destaca especialmente, trata-se de uma gravação dos anos 40 realizada por um professor estadunidense, onde o Mestre Bimba toca berimbau, incluindo a execução de um toque antes desconhecido denominado Sonho de Salomão. Daí surgiu o nome do livro.
A primeira palestra será no evento “Viva Seu Bimba” orientado pelo Mestre Careca do Centro Cultural Capoeira Baiana, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Guimarães, Portugal. Serão três dias de estudo presencial sendo teórico e prático, treinamentos, oficina de cantos e ritmos. Serão abordados temas relacionados a
metodologia de ensino, ritmos, rituais, tradições, história, ataque e defesa
que regem a prática da Capoeira Regional Baiana.
A segunda palestra será no evento “Na Cadência de Bimba” orientado pelo Contramestre Baiano da Escola Cadência de Bimba. O encontro contará com formaturas dos praticantes, e ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro em Roma, Itália.
Segundo o contramestre Rouxinol, no prefácio, o livro “oferece uma viagem cronológica através de dezenas de fontes mostrando Mestre Bimba e os seus alunos criando história e serve como uma valiosa adição no panteão de conhecimento sobre a capoeiragem”.
O autor terá suas despesas pagas pelo Edital Arte Na Bagagem promovido pela Secretaria de Cultura da Paraíba, no qual foi aprovado. Na ocasião ele terá a oportunidade de representar o estado da Paraíba como celeiro de grandes praticantes e estudiosos da capoeira, tendo em vista que Salvador, Rio de Janeiro e Recife são historicamente as principais cidades ligadas à luta nacional, João Pessoa ganha holofote mundial.
João Paulo de Araújo Pereira (João Pitoco) nasceu no dia 31 de dezembro de 1984 em João Pessoa (PB). Seu primeiro contato com capoeira foi na infância, no bairro de Mangabeira onde passava os finais de semana e as férias com o pai. Via as rodas da Escola de Capoeira Afro-nagô nas praças, e depois ia brincar de capoeira com os amigos. A primeira vez que teve aula propriamente dita foi em sua escola IPEI, onde era bolsista. Depois de ficar um pouco mais velho, começou a treinar com o Mestre Guiné (Marcelo Sousa). Logo em seguida, passa a treinar diretamente com o Mestre Zunga, por volta do ano 2002, onde permaneceu até 2018. Também aprendeu muito com o atualmente Mestre Maromba, e seu amigo Lucinaldo Lampião (in memoriam). Sua primeira graduação foi em 2005, e em 2015 foi consagrado professor de Capoeira. Em 2020 ingressa para o Centro Cultural Capoeira Baiana – CCCB e juntamente com Fernanda Silva do Nascimento – Fernanda Moranguinho são os únicos aqui na Paraíba a seguir a metodologia original criada pelo Mestre Bimba.
Matéria Anterior

Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas

Próxima Matéria

Lesa Pátria: PF cumpre mandados de busca e apreensão em 4 estados

Próxima Matéria
STF tem maioria para tornar réus mais 250 acusados em atos golpistas

Lesa Pátria: PF cumpre mandados de busca e apreensão em 4 estados

Discussion about this post

Últimas

100 PRIMEIROS DIAS: Prefeitura de Campina Grande promove encontro com a Imprensa e autoridades na próxima segunda-feira para apresentação de resultados

100 PRIMEIROS DIAS: Prefeitura de Campina Grande promove encontro com a Imprensa e autoridades na próxima segunda-feira para apresentação de resultados

Disputa pelo Senado: Sérgio Queiroz vai à Itaporanga, mostra veia poética e declama poesia em homenagem ao Poeirão e a cidade

Sérgio Queiroz agradece ‘unção’ de Bolsonaro para disputar Senado e avisa: “se for da vontade de Deus, eu assumirei, no tempo oportuno”

Pedro Cunha Lima comemora pesquisa IPEC: “mostra aquilo que sentimos por onde passamos”

Novo diretório do PSD comandado por Pedro tem novos integrantes

Mais Lidas

Bolsonaro desembarca e inicia com Queiroga e Queiroz agenda de campanha em João Pessoa

Bolsonaro anuncia Sérgio Queiroz ao Senado e Queiroga ao governo em 2026

Jornalistas são afastados de TV após críticas a CBF; Presidente também está irritado com Galvão Bueno

Jornalistas são afastados de TV após críticas a CBF; Presidente também está irritado com Galvão Bueno

Nilvan Ferreira anuncia ‘Banco da Retomada’ para apoiar novos negócios no pós-pandemia em João Pessoa

Nilvan detona Jackson, diz que prefeito não tem o que mostrar em 100 dias de governo em Santa Rita e dispara: “cabide de empregos da família Alvino”

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic