• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Cotidiano

Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos da marca

21 de fevereiro de 2024
Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos da marca

Chamada de “Sol do Amanhã”, a nova identidade visual homenageia a história do Atacadista e traz protagonismo ao principal símbolo da Companhia, em cores quentes e uma tipografia moderna

Para iniciar a celebração de 50 anos de história da marca, o Assaí Atacadista anuncia a partir deste 19 de fevereiro o seu novo logotipo. Conectada ao posicionamento lançado no início de 2023, “Para todos, de Sol a Sol”, a identidade visual atualiza e reforça a simbologia da Cia com um visual e tipografia modernos: um Sol que nasce no horizonte para iluminar os dias com brilho intenso, além de remeter à origem do Atacadista: o nome Assaí vem da palavra japonesa asahi que significa “sol da manhã”.

De acordo com Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução da logo acompanha o crescimento que o Atacadista tem conquistado nas últimas décadas. ”Cada nascer de sol representa uma nova oportunidade. E este é também o significado do Assaí. São 50 anos de uma trajetória de crescimento, tanto em números quanto na vida dos(as) brasileiros(as). Hoje, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Temos muito orgulho das nossas conquistas e entendemos que este era o momento certo, além de histórico, para modernizarmos a nossa marca”, analisa a executiva.

Entre 2011 e 2023, o Assaí passou de um parque de lojas com 59 unidades para 288 lojas em funcionamento em todo o Brasil, com um faturamento quase 20 vezes maior e um quadro com mais de 80 mil colaboradores(as). Além de se tornar o primeiro Cash&Carry puro listado na B3 e na NYSE, e uma Corporation – isto é, uma empresa de capital pulverizado, sem um controlador único. “O novo logo representa o crescimento de uma marca que atua todos os dias, de Sol a Sol, para fazer parte do dia a dia de mais de 35 milhões de clientes que passam em nossas lojas mensalmente. Seguiremos ao lado das famílias e comerciantes de todo o Brasil, aprimorando o nosso jeito de fazer negócio para entregar nosso melhor resultado e buscando reforçar sempre o nosso propósito de contribuir com a prosperidade de todos(as)”, complementa Yamamoto.

Construção do novo logo

Para a construção do novo logotipo, foram mais de 20 meses de estudo até que o projeto pudesse ser lançado neste começo de fevereiro. Agora, a cadência das cores quentes e a geometria das suas linhas projetam um Sol mais evidente, vibrante e acolhedor. Este Sol surge acima da palavra Assaí, combinada a uma tipografia forte, moderna e imponente que sustenta com equilíbrio o principal símbolo da marca. “Ao longo deste período, compreendemos que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente quanto ao nosso negócio, além de ser verdadeira com a realidade do nosso público e honesta com a nossa brasilidade”, explica Yamamoto.

Estratégia para construção do novo logo

Junto a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT, house agency do Assaí, um estudo completo da marca anterior foi realizado com o intuito de entender as suas fortalezas e aprimorá-las para o novo logotipo. A partir de um diagnóstico detalhado, a consultoria chegou a seis talentos do Assaí que foram contemplados em uma tradução do propósito da Companhia, que se transformaram em significados visuais:

O sol é para todos: Suas cores, agora mais definidas, representam em seu colorido a ideia de um lugar mais democrático e inclusivo;
O brilho da simplicidade: O brilho formado por suas antigas ondas agora está mais simples, objetivo e sem interferências;
De sol a sol: Ao destacar o sol, a marca mostra determinação e o orgulho que tem de ser um verdadeiro sol nascente;
Sonhos iluminados: A nuance gradativa das cores quentes traz o calor e o brilho de uma luz solar que ilumina o olhar de quem vê;
Energia que impulsiona: A tipografia se libertou ao adotar toda a energia que o módulo continha. E essa liberdade impulsionou o crescimento do nome Assaí, agora mais evidente e poderoso;
Calor que acolhe: O sol ganhou o protagonismo da marca, está mais vivo, leve e confortável. Um desejo de ser um sol mais simples e próximo.
“Chegamos a um novo logo que representa um sol simples, que enxerga o futuro e homenageia os 50 anos de história do Assaí, com uma tipografia confortável e mais presença”, pontua a executiva.

Em comparação à identidade visual anterior, as ondas se transformaram em linhas retas para trazer a história do primeiro semicírculo na linha do tempo da marca, ao mesmo tempo que preserva os espaços de cores. Agora, a nuance do gradiente solar permanece na mesma altura das ondas do novo desenho. Além disso, a presença forte das letras e dos seus alinhamentos proporcionados pelas serifas substituem o retângulo do módulo. Desta forma, foi possível aumentar significativamente o nome Assaí. E com a designação do negócio mais suave e espaçado, as letras estão mais livres, com um respiro maior, deixando uma leitura mais confortável, sem perder a presença.

A partir do dia 19 de fevereiro, o novo logo já estará disponível em todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP). Já o parque de lojas atual receberá atualizações da identidade visual da marca ao longo dos próximos anos e de acordo com o cronograma de manutenção e reformas das unidades.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan. Está presente nas cinco regiões do País com mais de 280 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui cerca de 80 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. É ainda uma Corporation, ou seja, uma Companhia sem um único controlador. O Assaí integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral), além de ser eleita Top of Mind na categoria “Atacado” e “Supermercado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. No mesmo ano, o Assaí foi certificado, pela segunda vez consecutiva, com o selo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar.

Matéria Anterior

STF torna ré e mantém presa cúpula da Polícia Militar DF nos atos de 8 de janeiro

Próxima Matéria

Usucapião ganha relevância na regularização imobiliária judicial e extrajudicial

Próxima Matéria
Usucapião ganha relevância na regularização imobiliária judicial e extrajudicial

Usucapião ganha relevância na regularização imobiliária judicial e extrajudicial

Discussion about this post

Últimas

Lançada programação do São João de Santa Rita

Lançada programação do São João de Santa Rita

Calvário na Saúde: TCE-PB emite alerta por falta de transparência do Governo do Estado

Homologado concurso da PB Saúde; confira detalhes

Bruno dá ‘drible’ em manobra de adversário, vence eleição e será presidente da Câmara de JP no segundo biênio

Cícero nomeia Bruno Farias e mais 6 na administração de João Pessoa

Mais Lidas

Bolsonaro desembarca e inicia com Queiroga e Queiroz agenda de campanha em João Pessoa

Bolsonaro anuncia Sérgio Queiroz ao Senado e Queiroga ao governo em 2026

Complexo Hospitalar de Mangabeira, conhecido como Trauminha, se moderniza, faz parcerias e otimiza atendimento à população

Dilapidado por ‘gangue’ do padre Egídio, Hospital Padre Zé corre risco de fechar as portas em abril e Prefeitura de João Pessoa busca alternativas para manter repasses

Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos da marca

Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos da marca

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic