• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Brasil

Vício em cigarros eletrônicos cresce entre os mais jovens: ‘Não conseguia ficar 30 minutos sem’

4 de outubro de 2024
Agevisa alerta para danos à saúde causados pelo uso de dispositivo eletrônico, narguilé e cigarros em geral

Cada vez mais popular entre os adolescentes e jovens, os cigarros eletrônicos, conhecidos como ‘vapes’, podem até parecer inofensivos, mas se tornaram um problema de saúde pública na faixa etária.

Mais aceito que o cigarro convencional, muitos jovens decidiram fumar os cigarros eletrônicos sem entender os danos graves que o uso pode causar. “Pode ser até catastrófico, não lembro de ver jovens usando algo por pouco tempo causando danos tão graves como o que presencio”, afirma o oncologista Fernando Maluf.

Especialistas em saúde pulmonar notam que os relatos sobre doenças graves em jovens estão cada vez mais frequentes. “São jovens com colapso pulmonar, pneumonias graves, pneumonia, infarto, infarto em pessoas usuárias de eletrônico com menos de 30 anos, então cada vez mais se colecionam casos de doenças graves e usuários com pouco tempo de uso e jovens”, conta a pesquisadora Deborah Malta, da UFMG.

Foi o que aconteceu com a Paula Gomes, que tem 19 anos. Desde os 16 ela é usuária de cigarro eletrônico e hoje tenta sair do vício. “Eu não conseguia mais ficar 30 minutos sem. Eu levava em todos os lugares, eu levava em restaurantes, eu levava na faculdade, eu fumava no banheiro escondido, eu fumava em todo lugar que eu podia fumar, escondido das pessoas”, afirma.

Na primeira tentativa de parar com o cigarro eletrônico, o vício mostrou a força. “Eu juntei todos, joguei na água e falei ‘não vou mais usar’. Só que nessa tentativa de parar de uma vez, eu tive uma crise de abstinência muito forte, fiquei 3 dias tendo náusea, tontura, dor de cabeça”, conta.

Deborah, que pesquisa sobre o assunto na UFMG, indica que os ‘vapes’ são uma ameaça maior que o cigarro comum atualmente. “Ele atrai os jovens, adolescentes e, além disso, têm sido bombardeados pelas redes sociais com falsas mensagens, dizendo que é inofensivo, que tem sabor, que não vicia”, diz.

Atualmente, Paula compartilha nas redes sociais a luta para se livrar do vício. “Nesse momento eu tento parar, estou diminuindo a quantidade”, relata. Realidade bem diferente do apelo sedutor da fumaça perfumada que sai dos aparelhos.

“Tanto que hoje em dia assim para eu voltar para o exercício físico está sendo super difícil, às vezes dou uma caminhada, eu já me sinto super ofegante, eu já fico muito mal”, conta Paula.

A imagem divertida e o sabor do cigarro eletrônico pode enganar os consumidores. “Para o usuário é aparentemente algo mais saudável. Ou algo menos ruim, ou que envolve menos risco. A pessoa tá inalando aerossol, e carregando milhares de substâncias que literalmente estão fazendo um dano muitas vezes irreversível ao organismo”, afirma o oncologista Fernando Maluf.

  • BAND/UOL
Matéria Anterior

X informa ao STF que pagou multa de R$ 28,6 milhões e pede desbloqueio

Próxima Matéria

“Tem muita gente gastando o que não tem”, alerta Lula sobre bets

Próxima Matéria
Lula volta do México em avião reserva da Presidência após problema técnico

“Tem muita gente gastando o que não tem", alerta Lula sobre bets

Discussion about this post

Últimas

Adriano coloca PSB e Progressistas como coadjuvantes na eleição de 2026

Deputados estaduais aumentam valor das emendas impositivas

Lula aposta na ‘adesão’ de Hugo para aprovar nova proposta de Imposto de Renda

Hugo Motta negociou acordo com Lula e STF sobre anistia, mas articulação exclui Bolsonaro e outros líderes

Projeto cria alternativa de financiamento de hospitais filantrópicos e unidades de saúde com participação da iniciativa privada

Wamberto Ulysses destaca firmeza política e atuação parlamentar em entrevista ao programa 360 Graus

Mais Lidas

Câmara é notificada de decisão do TJ que suspende eficácia de parte da Lei da Emenda Impositiva

Justiça altera horários de funcionamento; saiba o que muda

Aguinaldo Ribeiro confirma para 6 de junho apresentação do texto da reforma tributária

Aguinaldo enxerga Lucas como ‘candidato natural’, mas reconhece que João pode ficar no governo e ‘abençoar’ Cícero

Agevisa alerta para danos à saúde causados pelo uso de dispositivo eletrônico, narguilé e cigarros em geral

Vício em cigarros eletrônicos cresce entre os mais jovens: ‘Não conseguia ficar 30 minutos sem’

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic