
O Fantástico deste domingo (5) traçou um perfil de Eduardo Fauzi, o suspeito identificado pela polícia do Rio como participante do ataque à produtora do canal Porta dos Fundos no dia 24 de dezembro. A vida pregressa do empresário inclui 12 passagens na polícia – uma com condenação – e habilidade em dança.
Esta semana, a TV Globo revelou que Fauzi embarcou para a Rússia, onde tem uma namorada, no dia 29 de dezembro.
Fauzi é bem conhecido nos bailes de zouk, uma dança de salão de origem caribenha que se espalhou pelo mundo. Nas redes sociais, aparece em fotos e vídeos dançando em vários países.
Entre os amigos, ele gosta de ser chamado de “o rei do mambo” e costuma andar sempre em grupo. “Ele tem um grupo específico. Vai geralmente para as festas com esse grupo, socializa com esse grupo e vai embora com esse grupo”, disse uma frequentadora de eventos de zouk.
Eduardo Fauzi Richard Cerquise tem 41 anos, é formado em economia pela UFRJ e atualmente é considerado foragido da Justiça.
“É uma pessoa com o perfil agressivo, violento. Uma pessoa perigosa”, disse o delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro, que investiga o ataque à produtora.
A dançarina de zouk, que prefere não se identificar, disse ao Fantástico que hoje Eduardo não é muito bem visto entre os frequentadores dos bailes do estilo musical, por ter comportamentos homofóbicos.
“Já tiveram algumas afirmações do tipo: ‘Ah, o zouk tá virando um gueto gay, eu nunca vou me esfregar em outro homem’. Esse tipo de afirmação que ele fazia nas redes sociais”, disse ela.
Fauzi foi identificado como um dos cinco criminosos que atacaram com coquetéis molotov a sede da produtora do canal Porta dos Fundos no Rio de Janeiro.
A produtora tem sido criticada nas redes sociais por vários grupos cristãos pela maneira como retratou Jesus no especial de natal de 2019, um programa de humor, exibido na Netflix. O filme insinua que Jesus teve uma experiência homossexual após passar 40 dias no deserto.
Fauzi é filiado ao PSL desde 3 de outubro de 2001. A produção da TV Globo entrou em contato com o partido, mas não obteve retorno.