Nova pesquisa mostra que eleitor de centro começa migrar para Lula e aponta vitória de petista no primeiro turno

Imagem: Marcos Correia/PR - Carl de Souza/AFP

O ex-presidente Lula venceria a eleição em primeiro turno em uma disputa sem Ciro Gomes, aponta a pesquisa feita pela Quaest e encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (11). O levantamento aventou dois cenários sem o pedetista, com Lula marcando 50% e 51% das intenções de voto, e, segundo avaliação do instituto, o eleitor de centro começa a migrar para Lula.

No primeiro cenário estimulado sem Ciro Gomes, Lula (PT) tem 50%; Jair Bolsonaro (PL), 33%; João Doria (PSDB), 5%; branco, nulo ou eleitores que não vão votar, 9%; indecisos, 3%. Nesse cenário, também foram retirados os candidatos André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Luciano Bivar (União Brasil).

Em um segundo cenário sem Ciro e também sem Doria, Lula tem 51%; Bolsonaro, 33%; Simone Tebet, 4%; branco, nulo ou eleitores que não vão votar, 9%; indecisos, 3%.

Eleitor de centro – O indulto concedido por Jair Bolsonaro a Daniel Silveira, segundo Felipe Nunes, da Quaest, “engajou os setores radicais da campanha (64% aprovaram a medida), mas afastou o eleitor moderado que vinha se aproximando do presidente (54% reprovaram a medida).

O afastamento do eleitorado moderado explica por que caiu o número de eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 que defendem sua reeleição. Eram 63% em abril e são 58% hoje”. Para compensar essa queda, Bolsonaro ganhou 9 pontos entre os eleitores evangélicos.

Pesquisa – A pesquisa fez 2 mil entrevistas pessoais com brasileiros a partir de 16 anos entre 5 a 8 de maio. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Compartilhe: