Estudo aponta que cigarro eletrônico pode diminuir quantidade de espermatozoides, reduzir a libido e encolher os testículos

O VAPE, mais conhecido como cigarro eletrônico, tem se mostrado muito danoso às pessoas que fazem uso desse instrumento para alimentar o vício do fumo ou até para modismos.

Estudos científicos recentes mostram que o uso de vape pode diminuir a quantidade de espermatozoides, reduzir a libido e encolher os testículos, afirma pesquisa.

A pesquisa, divulgada na revista Internacional de Andrologia, destaca que as substâncias que fazem parte dos vapers, como metais pesados e compostos químicos, podem causar estresse oxidativo, desequilíbrio capaz de causar envelhecimento precoce e outras doenças.

“O líquido do cigarro eletrônico pode aumentar o estresse oxidativo e causar alterações morfológicas no testículo”, enfatizam os pesquisadores.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores da Universidade Cumhuriyet em Sivas usaram três grupos de ratos. O primeiro foi exposto à fumaça de um cigarro tradicional; o segundo, à fumaça de um vape; e a terceira turma não inalou nenhum dos dois gases. Os grupos um e dois foram expostos às fumaças duas vezes ao dia.

Compartilhe: