Desemprego explode e já atinge mais de 14 milhões de brasileiros

Marcello Casal/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6% no terceiro trimestre: trata-se da maior taxa desde o início da série histórica da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE desde 2012. Em números absolutos, são 14,1 milhões de brasileiros sem emprego.

A taxa subiu em 10 estados. No Nordeste, o índice ficou em 17,9%, o maior entre as regiões. Nos estados, destaque para Bahia (20,7%), Sergipe (20,3%) e Alagoas (20%).

 

Indicador/Período Jul-Ago-Set 2020 Abr-Mai-Jun 2020 Jul-Ago-Set 2019
Taxa de desocupação 14,6% 13,3% 11,8%
Taxa de subutilização 30,3% 29,1% 24,0%
Rendimento real habitual (R$) 2.554 2.519 2.359
Variação do rendimento real habitual em relação a: 1,4% (estável) 8,3%

Taxa de desocupação é maior entre mulheres e pretos e pardos

A pesquisa aponta diferença na taxa de desocupação entre homens e mulheres. O percentual foi de 12,8% para os homens e 16,8% para as mulheres. Já entre as pessoas pretas, a taxa foi de 19,1%, enquanto a dos pardos foi de 16,5%, ambas acima da média nacional. A menor taxa foi a dos brancos: 11,8%. Os jovens também tiveram a maior taxa de desocupação entre os grupos etários no terceiro trimestre. As pessoas de 14 a 17 (44,2%) e de 18 a 24 anos de idade (31,4%) tiveram taxa acima da média nacional (14,6%).

Ocupação cresce apenas na construção e na agricultura

Apenas as atividades de construção e agricultura tiveram crescimento da população ocupada no terceiro trimestre. Na construção o aumento foi de 7,5%, o que representa 399 mil pessoas a mais trabalhando no setor. Já na agricultura a alta foi de 3,8%, com mais 304 mil trabalhadores.

Desemprego chega a 17,9% no Nordeste, enquanto no Sul é de 9,4%

No terceiro trimestre, a taxa de desocupação atingiu o recorde de 17,9% no Nordeste, o maior número entre as grandes regiões. Já o Sul teve a menor taxa entre elas: 9,4%. Em relação às unidades da federação, as maiores taxas de desocupação também estavam no Nordeste, enquanto os estados do Sul tiveram as menores.

 

Da Redação

 

Compartilhe: