Cientista política questiona na Folha: “PT apoia Maduro, isso não é ameaça maior que Bolsonaro?”

Brasília (DF), 23/05/18. Marcha dos prefeitos 2018 - Jair Bolsonaro. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A edição deste domingo, 09, da Folha de São Paulo traz uma entrevista com um cientista político, professor da Universidade Federal de Pernambuco, cujo posicionamento é raro entre seus pares acadêmicos: ele não acredita que Jair Bolsonaro seja uma ameaça à democracia como também não descarta votar no candidato do PSL.

“O que seria uma ameaça?”, pergunta  Jorge Zaverucha. “O que me transparece é um temor de que ele poderia liderar um golpe de Estado. Não vejo essa possibilidade. Quando falam desse suposto perigo, essas pessoas dão a entender que nossa democracia é uma vestal que estaria prestes a ser violada por um brutamontes chamado Bolsonaro. Eu digo que a coisa é mais matizada. Nossa democracia há tempos é frágil, capenga, mal se sustenta (…).

Não vejo muita diferença dele para os demais. A nossa democracia vem sendo avacalhada dia a dia. Se ela não fosse avacalhada, não existiria Bolsonaro. Uma das razões de existir Bolsonaro é essa bagunça. Isso não foi provocado pelos supostos autoritários, mas pelos ditos democratas.

O PT apoia Maduro e Ortega. Isso não é ameaça à democracia? Isso não é ameaça maior que Bolsonaro?”

Compartilhe: