• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Brasil

Cantor Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre de Covid-19 no Rio

Ele tinha 80 anos e estava com Covid-19. Um dos fundadores do grupo na década de 1970, cantor foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba.

11 de dezembro de 2020
Cantor Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre de Covid-19 no Rio

O cantor Ubirany Félix Do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, morreu de Covid-19 nesta sexta-feira (11) em um hospital do Rio de Janeiro.

Ele tinha 80 anos e estava internado há mais de uma semana na Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. O sambista chegou a ter uma breve melhora no quadro clínico, mas não resistiu.

Ubirany foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que deu identificação ao Fundo de Quintal. O cantor também foi um dos fundadores do grupo na década de 1970.

O grupo divulgou uma nota lamentando o falecimento do integrante. (Confira a íntegra ao fim da reportagem).

Em abril, o cantor Sereno, também integrante do grupo, foi diagnosticado com coronavírus.

DVD com Diogo Nogueira

No dia 26 de novembro, o grupo Fundo de Quintal participou da gravação do DVD “Samba de Verão” do também sambista Diogo Nogueira.

A filmagem foi feita em uma balsa em Niterói, com a Baía de Guanabara ao fundo.

Origem do Fundo de Quintal

Toda a nova geração de sambistas e pagodeiros tem influência do Fundo de Quintal.

O grupo surgiu em 1977, no Cacique de Ramos — um dos mais conhecidos e tradicionais blocos de carnaval do Rio —, com ajuda da cantora Beth Carvalho (que morreu em abril de 2019).

Em 1978, Beth Carvalho lançou “De pé no chão”, pela extinta gravadora RCA-Victor, com participação do grupo. Foi a partir daí que o grupo ganhou projeção nacional.

Em 2018, o grupo lançou um DVD para comemorar 40 anos de formação. Na época, em entrevista ao “Fantástico”, Ubirany disse que o grupo começou por acaso, e com ajuda de Beth de Carvalho.

“Nós ficávamos por ali, curtindo uma ‘pelada’, uma comida, os instrumentos iam chegando, cada um trazendo o seu, os amigos chegando, se aproximando, jogadores de futebol… E isso virou uma festa, passou a ser um ponto de encontro. […] E a grande culpada disso, por nos transformar em profissional, foi a Beth de Carvalho.”

Nota do grupo Fundo de Quintal:

“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”.

G1Rio

Matéria Anterior

Inflação de famílias de renda mais baixa sobe 1%, diz Ipea

Discussion about this post

Últimas

Cantor Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre de Covid-19 no Rio

Cantor Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre de Covid-19 no Rio

Inflação de famílias de renda mais baixa sobe 1%, diz Ipea

Inflação de famílias de renda mais baixa sobe 1%, diz Ipea

Lucas de Brito destaca recurso da CMJP à Saúde e sugere novas doações

Projeto de Lucas de Brito garante que profissionais de Saúde desembarquem fora da parada regulamentar do transporte público durante a pandemia

Mais Lidas

Cuidando das pessoas: Cícero propõe o programa Rede da Saúde da Mulher

Cícero anuncia novos secretários da administração municipal em João Pessoa

Cícero Lucena espera transição tranquila, sem “casca de banana” e quer gestão humana e focada em resultados

Nesta sexta-feira: Cícero vai às redes sociais anunciar novos nomes de sua futura equipe de governo

PF nas ruas mira suspeitos de divulgar dados de Bolsonaro

Polícia Federal abre concurso público para 1.500 vagas

Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea