Brasil vive expectativa do julgamento de Bolsonaro que começa nesta terça

Bolsonaro durante interrogatório no STF | Foto: Antônio Augusto/STF

O Brasil começa a semana com todas as atenções voltadas para o Supremo Tribunal Federal. Nesta terça-feira (2) terá início o julgamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. São oito os réus desse núcleo da acusação e cinco os juízes, mas os holofotes estarão concentrados em dois personagens centrais da política brasileira nos últimos anos: o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Entre os pontos que devem gerar debates entre os magistrados, estão a extensão da pena de Bolsonaro, a chamada dosimetria; a hipótese de que os crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito se absorvem e, portanto, devem ser contados como um só; e se o delator, o tenente-coronel Mauro Cid, pode ou não perder os benefícios acertados com a Polícia Federal por ter omitido fatos em seus depoimentos.

Apesar das divergências, comuns na Corte Suprema, Moraes tem sido acompanhado pelos demais ministros da Primeira Turma em 95% dos processos criminais em que foi relator. Já Bolsonaro tem sido aconselhado por médicos e aliados a assistir ao julgamento de casa, onde cumpre prisão domiciliar.

Em um país que, ao longo de sua história republicana, contabilizou nove golpes de Estado, o julgamento que começa amanhã, com militares no centro, é inédito.

Compartilhe: