O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dispensou as escolas e instituições de ensino de cumprirem a obrigatoriedade de 200 dias de aula, o chamado ano letivo.
A determinação de Bolsonaro veio por meio de uma medida provisória (MP), publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no início da tarde desta quarta-feira (01/04).
Bolsonaro manteve a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária mínima. Na prática, as instituições terão que distribuir as mesmas horas em menos dias de aula.
A redução ocorre após a suspensão de aulas para conter o novo coronavírus, causador da Covid-19.
A determinação de Bolsonaro já tem força de lei por ser uma MP, mas o texto deve ser aprovado pelo Congresso para não caducar, ou seja, perder a validade.
Atualmente, a legislação determina que a carga anual deve ser de pelo menos 200 dias letivos paras os ensinos básico, fundamental, médio e superior.